Hemocentro convoca doadores para reforçar estoque

Doação de Sangue
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025
Policial militar morre após perder controle de moto e ser atropelado por uma caçamba em Boa Vista
Motociclista morre após ser atingido por carro dirigido por jovem bêbado no Sul de Roraima
Desenvolve RR faz prospecção de clientes durante feira em Normandia

Com a proximidade do feriado de carnaval, ocasião em que muita gente aproveita para viajar, a presença de doadores no Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) tende a cair, o que afeta diretamente o estoque da unidade.

A preocupação é ainda maior ao ser levado em consideração os preparativos para a retomada das cirurgias eletivas no HGR (Hospital Geral de Roraima), procedimentos que certamente resultarão no aumento de demanda por bolsas de sangue.

“Infelizmente, mais uma vez o estoque de bolsas de sangue do Hemoraima está baixo. Existem algumas tipagens que já estão zeradas, então pedimos encarecidamente que a população compareça na unidade para realizar a doação de sangue”, destaca a gerente do Núcleo da Captação de Doadores, Juliane Uchoa.

De acordo com ela, as doações devem ser feitas o quanto antes, pois o sangue coletado nunca segue direto para o paciente, uma vez que o mesmo necessita passar por várias etapas antes de ser liberado. Até chegar ao receptor, o material passa por triagem e testes de sorologia e imuno-hematologia, para comprovar que está apto à transfusão.

QUEM PODE DOAR?

O candidato a doador de sangue precisa pesar mais de 50 kg e não estar em jejum no dia da doação. No caso de adolescente a partir de 16 anos de idade, é necessário que o mesmo esteja acompanhado pelos pais ou responsável legal. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.

A unidade recomenda ainda que o interessado evite ingerir alimentos gordurosos até duas horas antes da coleta. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no período pós-parto.

Ao chegar na unidade, o doador realiza o cadastro e, após, vai para triagem clínica. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima), o Hemoraima funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Os interessados em doar sangue também podem agendar um horário por meio do telefone (95) 2121-0831.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

PF deflagra operação para combater desvio de recursos da Secretaria Estadual de Saúde de Roraima
Polícia Civil prende homem condenado por estupro de crianças
Abertas vagas para processo seletivo de bolsistas para Embrapa RR
Polícia Civil cumpre cinco mandados de prisão preventiva contra acusados de homicídio em Alto Alegre
FICCO-RR PRENDE UMA PESSOA POR TRÁFICO DE DROGAS EM BOA VISTA
Polícia Civil cumpriu mandados de prisão e apreensão para esclarecer morte de casal
PL que altera lei de regularização fundiária de Roraima possui 37 emendas propostas por comissão especial da ALE-RR
Polícia Civil esclarece fraude Imobiliária, localiza suspeito de estelionato e apreende veículos