A partir desta segunda, os provados no Encceja podem solicitar certificados

Aprovados no Encceja podem solicitar certificados
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025
Policial militar morre após perder controle de moto e ser atropelado por uma caçamba em Boa Vista
Motociclista morre após ser atingido por carro dirigido por jovem bêbado no Sul de Roraima
Desenvolve RR faz prospecção de clientes durante feira em Normandia

Aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ( Encceja ) podem emitir o certificado a partir desta segunda-feira (3), em três escolas estaduais de Boa Vista. As provas do exame foram aplicadas em agosto de 2021 e correspondem à edição 2020, que foi adiada devido à pandemia da covid-19.

A solicitação de certificados deve ser feita apenas se o participante foi aprovado em todas as áreas de conhecimento, com nota igual ou maior que 100 e na redação, nota maior ou igual a 5. Para emitir a certificação do Ensino Fundamental, os interessados devem procurar a Escola Lobo D’Almada, que fica localizada na avenida Benjamin Constant, 1.453, Centro.

Para solicitar o certificado referente ao Ensino Médio, os participantes devem se dirigir às escolas Ana Libória (avenida Venezuela, s/n° Mecejana) e Monteiro Lobato (Rua Cecília Brasil, n° 1.506, Centro).

Também pode ser solicitado nas escolas, a Declaração Parcial de Proficiência do Encceja, documento no qual o estudante elimina as matérias de determinado eixo formativo para as próximas edições do exame (caso não tenha conseguido alcançar a pontuação mínima para obter o certificado de conclusão).

Segundo Rosangela Viana, chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Dieja) da Secretaria de Educação e Desporto (Seed), os participantes devem se dirigir às secretarias das escolas e apresentar cópia e original do RG e CPF.

“Além disso, o participante deve apresentar comprovante de residência atualizado, duas fotos 3×4 e o comprovante contendo o resultado do exame, fornecido ao aluno ao acessar o portal do Encceja com seu login e senha pessoal”, destacou.

O resultado do Encceja foi publicado em dezembro do ano passado, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para acessá-lo, o participante deve consultar o site da instituição  e utilizar o login único de acesso à plataforma.

SOBRE O ENCCEJA

O Encceja é realizado pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos estabelecidos pela legislação em vigor, para o Ensino Fundamental e Médio.

A última edição contou com 474.079 participantes em todo o Brasil. Além de possibilitar a certificação e a continuidade na trajetória educacional, o Encceja oferece parâmetros para que o participante possa se avaliar e, assim, ter uma orientação para a continuidade da formação e para a colocação no mercado de trabalho.

Com informações de Secom Roraima

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

PF deflagra operação para combater desvio de recursos da Secretaria Estadual de Saúde de Roraima
Polícia Civil prende homem condenado por estupro de crianças
Abertas vagas para processo seletivo de bolsistas para Embrapa RR
Polícia Civil cumpre cinco mandados de prisão preventiva contra acusados de homicídio em Alto Alegre
FICCO-RR PRENDE UMA PESSOA POR TRÁFICO DE DROGAS EM BOA VISTA
Polícia Civil cumpriu mandados de prisão e apreensão para esclarecer morte de casal
PL que altera lei de regularização fundiária de Roraima possui 37 emendas propostas por comissão especial da ALE-RR
Polícia Civil esclarece fraude Imobiliária, localiza suspeito de estelionato e apreende veículos