Na manhã de sexta-feira, 1º de setembro, o governador Antonio Denarium inaugurou as festividades da Semana da Pátria, organizadas pelo Governo de Roraima. O evento teve lugar na esplanada do Palácio Senador Hélio Campos e contou com a presença de ilustres convidados, incluindo o General Paulo Edson, Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, e o Coronel Aviador Côrte Real, Comandante da Base Aérea de Boa Vista, além de outras autoridades civis e militares.
Neste ano, o Brasil celebra 201 anos de independência, e a tocha do fogo da Pátria foi acesa como símbolo dessa data especial.
O governador expressou a importância desse momento: “Com a democracia estabelecida, o Brasil se torna um país mais justo, proporcionando oportunidades para todos. A Semana da Pátria encapsula esse espírito. Convido toda a população de Roraima a se unir ao desfile do dia 7 de setembro, juntamente com as forças militares estaduais, federais e municipais, bem como os alunos das escolas de toda a rede de ensino roraimense.”
O General Paulo Edson, Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, compartilhou suas emoções: “Para nós do Exército Brasileiro, é uma honra participar deste evento tão significativo e belo para nossa nação. Iniciamos as comemorações hoje, e no domingo teremos uma homenagem à primeira presença militar em nosso Estado, no Forte de São Joaquim, que será realizada pelo 6º Batalhão de Engenharia de Construção.”
A programação do desfile do dia 7 de setembro começa às 7h com a apresentação do grupo folclórico Fanfarra do Cas Vila Jardim e da Atenção Especial. Em seguida, desfilam as escolas estaduais e colégios estaduais militarizados, seguidos pelas escolas privadas e institutos. O desfile incluirá segmentos militarizados e motorizados, bem como civis motorizados, concluindo com agradecimentos e o encerramento do desfile cívico-militar.
Este ano, houve uma alteração no percurso, e o desfile seguirá no sentido oposto da avenida, começando no terminal de ônibus localizado no semáforo e seguindo em direção à avenida Terêncio Lima.
SECOM RORAIMA