960x300

Parlamentares discutem desenvolvimento amazônico em evento na Câmara dos Deputados

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024 celebra a força do empreendedorismo feminino no Brasil
Intenção de consumo das famílias em Roraima volta a subir em outubro
Regras do Pix mudam a partir de novembro
Dia das Crianças deve movimentar R$ 19,6 milhões em Roraima

Parlamentares da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) vão participar, nesta terça-feira (18), do I Fórum de Deputados e Deputadas Estaduais da Amazônia Legal, em Brasília-DF. O evento ocorrerá na Câmara dos Deputados e visa debater projetos e leis em tramitação no Congresso Nacional referentes às questões ambientais.

O encontro permitirá que parlamentares federais e estaduais discutam assuntos para o desenvolvimento da região amazônica. Temas relacionados ao meio ambiente, à reforma tributária e ao destravamento da produção nos estados da Amazônia serão o foco da reunião, que terá a presença dos ministros Simone Tebet, Jader Barbalho Filho e Alexandre Padilha.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), será um dos representantes da Casa Legislativa no evento. O parlamentar é membro do Conselho Fiscal da Unale, uma das entidades organizadoras do evento, e destacou que o fórum em Brasília é uma grande chance para debater o desenvolvimento amazônico.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio é membro do Conselho Fiscal da Unale – Nonato Sousa / SupCom-ALE-RR

“Este encontro é uma oportunidade para discutirmos questões fundamentais relacionadas aos estados da Amazônia. Por meio da colaboração e do diálogo, podemos buscar soluções eficazes para promover um desenvolvimento sustentável que respeite e preserve nossa rica biodiversidade, ao mesmo tempo em que asseguramos a prosperidade das comunidades locais”, declarou Sampaio.

Já o vice-presidente da Região Norte na Unale, deputado Gabriel Picanço (Republicanos), informou quais questões do Estado serão levadas ao evento.

O deputado Gabriel Picanço responde pela vice-presidência da Região Norte da Unale – Marley Lima/ SupCom-ALE-RR

“É nosso dever, como deputados estaduais, levar as demandas de Roraima para Brasília. Precisamos do apoio do governo federal para garantir que nosso Estado não sofra graves consequências com os problemas que enfrentamos. Atualmente, estamos lidando com uma grave infestação de lagartas que está dizimando os pastos de nossa população, o que resultou na morte de mais de três mil cabeças de gado”, informou Picanço.

A iniciativa do I Fórum de Deputados e Deputadas Estaduais da Amazônia Legal é do Colegiado do Parlamento Amazônico, entidade que reúne deputados estaduais dos nove estados da Amazônia Legal, e da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), organização que busca a garantia do cumprimento dos direitos e deveres dos estados para com a população brasileira.

Programação

O evento contará com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, que irá apresentar projetos e programas do governo federal para os estados da Amazônia Legal.

Na sequência, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, irá palestrar sobre os projetos do ministério para a Amazônia Legal. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, irá discutir os cinco eixos de integração do Brasil com os países vizinhos.

E para encerrar as atividades, o evento contará com a palestra do deputado federal Lúcio Mosquine (RO), 4º secretário da Câmara dos Deputados, que irá tratar de projetos que tramitam no Congresso Nacional sobre regularização fundiária na Amazônia legal.

Fonte: SupCom ALERR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Prefeitura de Boa Vista reforça vacinação contra Febre Amarela, Sarampo e Poliomielite
Serasa não entra em contato com o consumidor para negociação de dívidas, alerta Procon Assembleia
Audiência pública na ALE-RR debate ampliação da proibição da pesca de Tucunaré na região Sul
Tema da redação do Enem 2024 aborda valorização da herança africana
Flamengo faz 3 a 1 no Atlético-MG em 1º jogo da final
Justiça estabelece que idosos sejam acolhidos por entidades do Estado e do Município
PCRR prende suspeito e investiga possível emboscada e ocultação de cadáver em Caracaraí
“O curso de Jornalismo e o Mercado” – Evento que busca aproximar Universidade e mercado de trabalho inicia nesta segunda-feira