CIDADANIA
Reurb da ALE-RR chega a São Luiz do Anauá com entrega de georreferenciamento e início de cadastramentos

COMÉRCIO CONSCIENTE
Procon Assembleia promove ação no Dia dos Namorados
REGULAR E ALTERNATIVO
ALE-RR debate criação de agência reguladora para organizar transporte intermunicipal
INTERMUNICIPAL
‘Teremos diálogos para encontrar solução’, afirmam deputados sobre regularização de transporte em Roraima
TRANSPORTE INTERMUNICIPAL
Cooperativa pede apoio do Legislativo para que regulamentação não prejudique mais de 600 motoristas

ALE-RR avança com regularização fundiária urbana com chegada a São Luiz do Anauá – Jader Souza/SupCom-ALE-RR

Mais uma etapa do Programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) foi lançada nesta segunda-feira (5) pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), desta vez no município de São Luiz do Anauá, a mais de 300 km da capital, Boa Vista. A solenidade ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades locais, bem como da população são-luizense.

Na ocasião, foi entregue o georreferenciamento (mapa detalhado da área urbana) pela Casa Legislativa à prefeitura, sendo esta uma das etapas iniciais para garantir segurança jurídica aos moradores. O objetivo do programa é titular, de forma gratuita, os imóveis localizados em áreas urbanas de Roraima que ainda não possuem documentação legal. Com isso, os moradores passam a ter direitos garantidos e podem acessar crédito, valorizar imóveis e desenvolver economicamente os municípios.

Durante a solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), enfatizou como o programa vai facilitar o tão sonhado título definitivo da população do município.

Presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio: ‘São Luiz sai na frente e, em breve, vamos mapear também vilas do interior’ – Jader Souza/SupCom-ALE-RR

“A União ainda não transferiu legalmente as terras urbanas para as prefeituras. Estamos fazendo o georreferenciamento completo, em parceria com câmaras e prefeituras, e entregamos o material pronto para que os municípios regularizem essas áreas junto ao Incra. Isso garante título definitivo aos moradores e promove segurança jurídica, acesso a financiamentos e geração de empregos. São Luiz sai na frente e, em breve, vamos mapear também as vilas do interior”, informou Sampaio.

O prefeito de São Luiz do Anauá, Elias da Silva, mais conhecido como “Chicão”, comemorou a chegada do programa ao município. “Parabenizo o deputado Sampaio e a Assembleia pela iniciativa. A regularização traz dignidade e segurança para quem tem sua casa, além de facilitar financiamentos para melhorias”, disse.

 

 

 

Fagner Matos é presidente da Câmara Municipal de São Luiz do Anauá – Jader Souza/SupCom-ALE-RR

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Fagner Matos, o Reurb representa a valorização das propriedades e um alívio para a gestão municipal. “Com essa entrega pronta, a prefeitura poderá emitir os títulos definitivos. Isso valoriza cada casa, movimenta a economia local, inclusive com a Caixa Econômica podendo atuar mais, e nos dá esperança em meio ao estado de calamidade que enfrentamos. É a melhor notícia do ano para São Luiz”, enfatizou o chefe do Poder Legislativo municipal.

 

 

Deputado Idazio da Perfil também esteve presente na solenidade – Jader Souza/SupCom-ALE-RR

Já o deputado Idazio da Perfil (MDB) destacou a importância do programa para o desenvolvimento de São Luiz do Anauá. “É um presente para o município. Agradecemos à Assembleia Legislativa, na pessoa do deputado Soldado Sampaio, por uma iniciativa que leva dignidade à população e contribui para o avanço da nossa sociedade”, afirmou.

 

 

 

 

Avanço do Reurb em Roraima

Desde que foi iniciado, o Reurb já cadastrou quase dois mil imóveis urbanos em três municípios: Cantá, Normandia e Uiramutã. Além de São Luiz do Anauá, a programação da semana prevê o lançamento do programa em Caroebe e São João da Baliza nesta terça-feira (6); em Caracaraí, na quinta (8); e Iracema, na sexta (9).

Joaquim Ruiz é coordenador do Reurb na ALE-RR – Jader Souza/SupCom-ALE-RR

O coordenador do Reurb na ALE-RR, Joaquim Ruiz, explicou o estágio atual da execução do programa. “Há 15 dias, intensificamos as ações para transformar esse projeto em realidade aqui no município. Hoje, entregamos o georreferenciamento e iniciamos os cadastros imobiliário e socioeconômico dos moradores de São Luiz, pois a meta é garantir que todos recebam seu título definitivo. Moradores da Vila Moderna também participaram da cerimônia e pediram que a localidade seja incluída, e a expectativa é positiva para que isso aconteça em breve”, informou Ruiz.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Jader Souza

SupCom ALE-RR


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Comissão aprova medidas para incluir donas de casa no mercado de trabalho
Após nove anos, EBC reabre instâncias de participação social
DAIMAR PAHOLA CASTILLO
COMÉRCIO CONSCIENTE
Procon Assembleia promove ação no Dia dos Namorados
Governo de Roraima realiza Fórum Estadual de Formação Esportiva no mês de julho
REGULAR E ALTERNATIVO
ALE-RR debate criação de agência reguladora para organizar transporte intermunicipal
Policiais civis de Roraima podem participar do programa nacional de atendimento psicológico
Câmara aprova projeto que aumenta pena para porte de arma de uso proibido