960x300

CENTRO DE BOA VISTA: Clientes e trabalhadores do Mercado Municipal São Francisco recebem orientações da Ouvidoria-Geral da ALE-RR

Empresas devem preencher relatório de transparência salarial até sexta
FGTS distribuirá R$ 15,2 bi a trabalhadores
Prefeitura de Boa Vista lança segunda edição da linha de crédito empreendedor rural
Aposentados poderão comprar passagem aérea por até R$ 200 cada trecho

Em mais uma ação da Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), clientes e trabalhadores do Mercado Municipal São Francisco, no Centro de Boa Vista, receberam orientações e foram informados, ao longo da manhã desta quinta-feira (1º), sobre o trabalho do órgão do Poder Legislativo em defesa dos cidadãos, e como estes podem buscar os serviços da instituição.

De acordo com Késia Carrillo, servidora da ouvidoria, esta é uma forma de se aproximar da população com o objetivo de esclarecer as pessoas sobre os seus direitos e, também, ouvir as demandas do público.

“Muitos não sabem que a Assembleia Legislativa tem uma ouvidoria que recebe reclamações, denúncias, sugestões, elogios. Então a participação da população é muito importante. Até porque, se você não reclama ou não elogia, não se tem um resultado”, explicou.

Quem aprovou a iniciativa foi o militar Clodoaldo Lima, cliente do mercado que não conhecia o serviço. Agora, ele já sabe onde procurar, caso precise da ouvidoria. “É um trabalho útil e bom para toda a sociedade. Me sinto feliz ao saber que há este caminho para se comunicar com a Assembleia”, afirmou.

Deglis Mendoza é cozinheira de um dos restaurantes do mercado. Ela também acredita que a ação da Ouvidoria da ALE-RR é de grande valor para quem precisa. “Geralmente, não temos muito acesso a informações, então campanhas de esclarecimento como essa são muito válidas”, acrescentou.

Ações da Ouvidoria-Geral

Entre os projetos da Ouvidoria-Geral da ALE-RR, estão a Ouvidoria Itinerante e a Ouvidoria Estudantil, ações inovadoras em relação aos trabalhos desempenhados por instituições públicas das regiões Sul e Sudeste do Brasil e que se tornaram destaque na 1ª edição do Seminário Nacional de Ouvidoria de 2024, realizado entre 4 e 6 de junho em João Pessoa, na Paraíba.

A “Ouvidoria Itinerante” leva os serviços da instituição legislativa às cidades do interior de Roraima, comunidades e vilas distantes dos centros urbanos, para ouvir as necessidades dos moradores. Recentemente, também foi ampliada para os bairros de Boa Vista.

“O projeto é uma forma de aproximar a população do Legislativo. Realizamos workshops para as câmaras e prefeituras nos municípios, auxiliando na criação de suas ouvidorias. Fazemos, também, panfletagem nos pontos comerciais desses locais”, informou Késia Carrillo.

Já a “Ouvidoria Estudantil” leva para as unidades de ensino informações sobre o que é, como funciona e os caminhos para implementar um espaço de escuta nas escolas. Com o auxílio do Poder Legislativo, uma ouvidoria estudantil foi criada na Escola Estadual Presidente Castelo Branco, em Caracaraí, região Sul de Roraima.

“O objetivo é auxiliar os jovens e adolescentes a terem um canal de comunicação com a gestão escolar, coordenação e professores, de forma mais eficiente. Nós vamos até a escola, ensinamos como receber e tratar uma manifestação, e, após a palestra, elegemos os alunos ouvidores”, concluiu.

Canais de atendimento

A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima é um canal de comunicação para receber sugestões, reclamações e elogios da sociedade. A equipe tem 30 dias para dar uma resposta. Após esse período, se não houver retorno, a demanda será enviada à Corregedoria-Geral da instituição.

Os interessados podem enviar demandas para a Ouvidoria-Geral da ALE-RR por meio de atendimento presencial na sede da instituição, que está localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1.470, bairro Aparecida, das 8h às 18h. Em Rorainópolis, o núcleo funciona nas esquinas das ruas Maranhão e Ulysses Guimarães, S/N, das 8h às 18h.

O contato também pode ser feito virtualmente. Para isso, o interessado deve utilizar os números (95) 98402-2474, em Boa Vista, e o (95) 98402-7039, em Rorainópolis. Pode ainda acessar via e-mail (ouvidoria@al.rr.leg.br) ou pela plataforma on-line disponível pelo link https://al.rr.leg.br/sistema-ouvidoria-geral/.

Fonte: ALE – RR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Brasil goleia Cuba na estreia na Copa do Mundo de futsal: 10 a 0
Senar-RR promove Feira de Comercialização no Bom Intento neste sábado
Crianças e adolescentes do TEAMARR iniciam atividades físicas no Projeto Desenvolver
Polícia Civil prende promotor de vendas por tráfico de drogas no bairro Caranã
Programa de Direitos Humanos da ALE-RR finaliza semana de capacitação com roda de conversa
Empresa do setor de beleza entrega à Secretaria Especial da Mulher mechas para confecção de perucas
PCRR cumpre mandado de prisão contra acusado de estupro de vulnerável contra quatro crianças
Alunas do CCJuv comovem plateia em apresentação no polo Senador Hélio Campos