Teamarr participa de ações lúdicas e integrativas para crianças típicas e atípicas neste sábado

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025
Policial militar morre após perder controle de moto e ser atropelado por uma caçamba em Boa Vista
Motociclista morre após ser atingido por carro dirigido por jovem bêbado no Sul de Roraima
Desenvolve RR faz prospecção de clientes durante feira em Normandia

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa (ALE-RR), estará na primeira edição da ação “Desenvolver na Praça”, promovida pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR), que ocorre neste sábado (20), das 17h às 19h30, na Praça Velia Coutinho, no Centro da capital.

Integrado ao IFRR desde 2022, o programa “Desenvolver” realiza diversas atividades lúdicas com exercícios multimodais direcionados ao desenvolvimento corporal e mental de crianças de três até os dez anos de idade.

Desde o ano passado, após a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições, o projeto começou a atender crianças atípicas – que possuem algum tipo de transtorno, como o TEA (Espectro Autista) e o TDAH (Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Conforme a coordenadora, a doutora em saúde pública Eliana Mendonça, multimodais são tipos de exercícios nos quais a criança faz diariamente uma atividade física diferente, como esportes, esportes de aventura, exercícios sensoriais, danças, entre outros.

“Todos esses exercícios que a gente programa para elas são para priorizar o seu desenvolvimento neuropsicomotor, porque, principalmente as crianças atípicas, têm muitas alterações motoras, como falta de coordenação ou hipotonia muscular, por exemplo. A partir disso, a gente percebe o quanto o movimento é importante para o desenvolvimento delas”, explicou.

Ainda segundo a coordenadora, a estrutura levada à praça será organizada com segurança e adaptada para todos os participantes, principalmente para a criançada, que é o público-alvo da ação.

“Essa é a primeira vez que a gente está saindo de dentro de casa e indo para a rua, porque queremos mostrar para a sociedade de que forma a gente desenvolve esse trabalho, como é nossa organização e planejamento e a execução dessas atividades. Os pais não precisam se preocupar. A gente vai ter várias estações, com habilidades de manipulação, locomoção e estabilizadoras. Também teremos uma tenda sensorial que vai ser fechada, justamente pensando nessas crianças, que talvez não gostem de ficar em uma área aberta, e várias atividades-surpresa, como área molhada”, salientou.

Para a presidente do Teamarr, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), a junção dos dois programas está oportunizando a autistas e familiares não só informações e palestras, como também ações efetivas. A parlamentar convidou a população a participar.

“Nós estaremos na Praça Velia Coutinho com o ‘Desenvolver’ em uma grande ação, de forma lúdica, em que os pais vão poder participar e interagir. Será uma tarde de brincadeiras adaptadas para o desenvolvimento dos autistas, para essa interação social que é tão difícil para eles. Será um dia muito importante. Convido os familiares a levarem seus filhos pequenos ou grandes, e até mesmo quem não tiver filho autista, pode ir também. Vamos fazer uma grande corrente para que a gente possa fazer essa inclusão da melhor forma aqui no nosso Estado”, destacou Portella.

O “Desenvolver” realiza atendimentos todas as terças-feiras, das 8 às 10h30 e das 14 às 16h30, no prédio do IFRR, campus Boa Vista, na Avenida Glaycon de Paiva, 2496, bairro Pricumã. Já o Teamarr funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Santos Dumont, 1193, bairro São Francisco. Os serviços são totalmente gratuitos.

Fonte: SupCom ALE-RR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

PF deflagra operação para combater desvio de recursos da Secretaria Estadual de Saúde de Roraima
Polícia Civil prende homem condenado por estupro de crianças
Abertas vagas para processo seletivo de bolsistas para Embrapa RR
Polícia Civil cumpre cinco mandados de prisão preventiva contra acusados de homicídio em Alto Alegre
FICCO-RR PRENDE UMA PESSOA POR TRÁFICO DE DROGAS EM BOA VISTA
Polícia Civil cumpriu mandados de prisão e apreensão para esclarecer morte de casal
PL que altera lei de regularização fundiária de Roraima possui 37 emendas propostas por comissão especial da ALE-RR
Polícia Civil esclarece fraude Imobiliária, localiza suspeito de estelionato e apreende veículos