SOMBRA DIGITAL: Ação integrada entre as Polícias Civis de Roraima e do Pará resulta em operação contra abuso sexual infantil em ambiente virtual

COMÉRCIO CONSCIENTE
Procon Assembleia promove ação no Dia dos Namorados
REGULAR E ALTERNATIVO
ALE-RR debate criação de agência reguladora para organizar transporte intermunicipal
INTERMUNICIPAL
‘Teremos diálogos para encontrar solução’, afirmam deputados sobre regularização de transporte em Roraima
TRANSPORTE INTERMUNICIPAL
Cooperativa pede apoio do Legislativo para que regulamentação não prejudique mais de 600 motoristas

6 de junho de 2025

Uma ação integrada entre as Polícias Civis de Roraima e do Pará resultou na deflagração da Operação Sombra Digital, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 06. A operação teve como objetivo o cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar na cidade de Belém/PA, no âmbito de uma investigação sobre crimes de abuso sexual infantil praticados em ambiente virtual.

A investigação, conduzida pelo delegado titular da DERCC (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos), Eduardo Alves Patrício, da PCRR, identificou um homem suspeito de praticar os crimes de estupro de vulnerável cometido em ambiente virtual (art. 217-A do Código Penal) e armazenamento de conteúdo pornográfico envolvendo adolescentes (art. 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente).

Segundo o delegado, o investigado D. F. G., de 24 anos, realizava transferências bancárias via Pix para uma adolescente de 13 anos, moradora de Boa Vista, como contrapartida pelo envio de imagens íntimas.

“O contato inicial ocorreu por uma rede social. O autor se apresentava como tendo 19 anos e, após conquistar a confiança da vítima, passou a oferecer dinheiro em troca de fotos íntimas. Mais grave ainda, ele incentivou a adolescente a manter relações sexuais com terceiros, gravar os atos e enviar os vídeos para ele”, detalhou o delegado.

Com base nas evidências, o delegado representou pela medida cautelar de busca e apreensão, que foi deferida pelo Poder Judiciário, após manifestação favorável do Ministério Público. O mandado, segundo o delegado, foi cumprido com apoio da Polícia Civil do Pará, resultando na apreensão do telefone celular do investigado, que será submetido à perícia técnica.

“A cooperação entre os estados de Roraima e Pará foi fundamental para o êxito da ação. A atuação conjunta das Polícias Civis demonstra o quanto a integração das forças de segurança é essencial no combate aos crimes cibernéticos, especialmente aqueles de natureza sexual, que ultrapassam divisas territoriais”, reforçou o delegado Eduardo Patrício.

Ainda segundo o delegado, a Polícia Civil de Roraima, por meio da DERCC, reitera seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes e com o enfrentamento rigoroso aos crimes cometidos no ambiente virtual, atuando com firmeza e responsabilidade para responsabilizar autores de abusos digitais.

Sobre o nome da operação:

Segundo o delegado Eduardo Alves Patrício, a escolha do nome “Sombra Digital” faz referência ao ambiente virtual onde o crime era praticado. “Em relação à referência da operação, “sombra” é justamente isso: pelo fato de ser no ambiente virtual. O autor pratica o crime ali, nas sombras da internet, achando que não vai ser descoberto.”

SECOM RORAIMA

Texto: Ascom PCRR

Foto: Ascom PCRR

Fonte e imagens: POLÍCIA CIVIL DA ASCOM/PCRR– Leia a matéria completa aqui

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

SUSPEITO DE ESTELIONATO: Polícia Civil deflagra operação em escritório e duas residências de advogado
Governo paga salário de junho e primeira parcela do décimo terceiro dos servidores no próximo dia 26
Comissão aprova medidas para incluir donas de casa no mercado de trabalho
Após nove anos, EBC reabre instâncias de participação social
DAIMAR PAHOLA CASTILLO
COMÉRCIO CONSCIENTE
Procon Assembleia promove ação no Dia dos Namorados
Governo de Roraima realiza Fórum Estadual de Formação Esportiva no mês de julho
REGULAR E ALTERNATIVO
ALE-RR debate criação de agência reguladora para organizar transporte intermunicipal