SEGUNDO ANO
Turistea inicia novo ciclo de palestras para estudantes e profissionais de Turismo em Roraima

TRANSPARÊNCIA
Comissão de Viação, Transportes e Obras da ALE-RR faz visita técnica em obras do Parque Anauá
COMÉRCIO CONSCIENTE
Procon Assembleia promove ação no Dia dos Namorados
REGULAR E ALTERNATIVO
ALE-RR debate criação de agência reguladora para organizar transporte intermunicipal
INTERMUNICIPAL
‘Teremos diálogos para encontrar solução’, afirmam deputados sobre regularização de transporte em Roraima

Turistea inicia novo ciclo de palestras para estudantes e profissionais de Turismo

O projeto de turismo inclusivo Turistea, desenvolvido pelo Teamarr (Centro de Acolhimento ao Autista) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), iniciou um novo ciclo de palestras na noite desta segunda-feira (9). A programação segue até o dia 18 de junho, com atividades voltadas a estudantes e profissionais do setor turístico.

As capacitações ocorrem no Plenário Valério Caldas de Magalhães e abordam temas como inclusão social, atendimento especializado, acessibilidade, entre outros. Ao final do ciclo, os participantes receberão certificados.

Idealizado pela psicopedagoga e servidora da Casa, Jane Lira, o Turistea surgiu em 2023 com o objetivo de inserir crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto turístico. Desde então, tornou-se referência para instituições de ensino e empresas locais, despertando o olhar para o turismo inclusivo.

A deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário, ao qual o Teamarr está vinculado, destacou o impacto social do projeto.

Deputada Angela Águida Portella é a idealizadora do Teamarr

“No começo, muitos enxergam apenas um novo nicho de mercado. Mas, com o tempo, acabam se apaixonando pela causa. O mais interessante é que nasce um sentimento de responsabilidade social. Quem passa pela capacitação se sente mais seguro para atender esse público, porque adquire as informações correta”, afirmou.

Autismo e Inclusão Social

A palestra de abertura teve como tema “Autismo e Inclusão Social: Perspectivas e Modelos de Compreensão”, ministrada pelas servidoras Ana Lídia Mendanha e Letícia Fonseca, do Teamarr. A atividade buscou explicar o conceito de TEA, suas principais características e como os profissionais do turismo podem acolher pessoas atípicas durante suas atividades.

Ana Lídia Mendanha, palestrante do dia

“Todas as famílias, especialmente aquelas com pessoas neurodivergentes, têm direito ao turismo. Os relatos que recebemos mostram experiências muito positivas a partir do conhecimento adquirido no Turistea. É uma iniciativa pioneira no país, que tem transformado vidas”, ressaltou Ana.

A programação segue na terça-feira (10), com a palestra “Primeiros Socorros no Autismo”, ministrada por Geisa Camila, do projeto Saber para Salvar. Na quarta-feira (11), a Dra. Edilaine Deon aborda o tema “O Direito da Pessoa com TEA ao Lazer e Turismo”, encerrando a primeira semana de atividades.

Na segunda-feira seguinte (16), a palestrante Rosijane Evangelista da Silva falará sobre “Atendimento Especializado em Ambientes Turísticos: Agências, Restaurantes, Hotéis e Parques”. Já na terça-feira (17), o Dr. Bruno Di Brito apresenta o tema “Turismo Inclusivo: Garantindo Acessibilidade à Pessoa com TEA”.

O encerramento será com a oficina “Estruturação de Roteiro”, ministrada por Carolina Viana Albuquerque, seguida da entrega de certificados aos participantes.

 

Novos Rumos

A empresária Sabrina Viana decidiu retomar sua agência de viagens e viu no Turistea a oportunidade ideal para ampliar os horizontes. Seu objetivo é criar roteiros turísticos locais, com foco no turismo pedagógico, responsável e acessível.

Sabrina Viana participa pela primeira vez do Turistea

“A ideia é trabalhar com um viés educativo e inclusivo. A acessibilidade faz todo sentido para atuarmos de forma ética e adequada”, destacou.

Participando pela primeira vez, Sabrina integra um grupo de novos profissionais interessados no projeto. É o caso também de Kenuy Medeiros, que busca atualizar os conhecimentos da empresa onde atua, cuja equipe participou da edição anterior.

 

Kenuy Medeiros trabalha em uma agência de Turismo e busca se capacitar

“Em um ano, tivemos uma evolução significativa. Nosso objetivo agora é nos especializar para oferecer um atendimento mais sensível, tanto para crianças neurodivergentes quanto para suas famílias”, afirmou.

Sobre o Teamarr

O Teamarr é um centro especializado da Assembleia Legislativa de Roraima que oferece acolhimento, terapias e orientações a crianças e adolescentes com TEA, além de capacitação para familiares e profissionais da saúde. A equipe multidisciplinar é composta por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, psicopedagogos, fonoaudiólogos, enfermeiros, educadores físicos, terapeutas e pedagogos.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco, em Boa Vista.

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Comissão aprova garantia de emprego para convocados ao serviço militar durante contrato de experiência
Drones do tráfico de drogas afetam 21 voos no aeroporto de Guarulhos
FORMATURA: Governador nomeia mais 28 aprovados no concurso público da Polícia Civil de Roraima
TRANSPARÊNCIA
Comissão de Viação, Transportes e Obras da ALE-RR faz visita técnica em obras do Parque Anauá
Governador nomeia mais 28 aprovados no concurso público da Polícia Civil de Roraima
SUSPEITO DE ESTELIONATO: Polícia Civil deflagra operação em escritório e duas residências de advogado
Governo paga salário de junho e primeira parcela do décimo terceiro dos servidores no próximo dia 26
Comissão aprova medidas para incluir donas de casa no mercado de trabalho