Roraima reforça alerta e planejamento contra Gripe Aviária no Estado

TRANSPARÊNCIA
Comissão de Viação, Transportes e Obras da ALE-RR faz visita técnica em obras do Parque Anauá
COMÉRCIO CONSCIENTE
Procon Assembleia promove ação no Dia dos Namorados
REGULAR E ALTERNATIVO
ALE-RR debate criação de agência reguladora para organizar transporte intermunicipal
INTERMUNICIPAL
‘Teremos diálogos para encontrar solução’, afirmam deputados sobre regularização de transporte em Roraima

Em reunião estratégica de prevenção e alinhamento sanitário, a Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) realizou na manhã desta terça-feira, 03, um encontro técnico no auditório da instituição com a presença de responsáveis técnicos, médicos veterinários e zootecnistas para discutir sobre a Influenza Aviária.

A reunião, conduzida por representantes da Aderr, teve como objetivo atualizar os profissionais sobre o status sanitário atual do Estado, que permanece livre da doença, além de compartilhar informações relevantes sobre a sorologia das aves de postura industrial, além de discutir o plano de contingência estadual em caso de eventual detecção da enfermidade.

A Influenza Aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa entre aves, podendo causar sérios prejuízos econômicos e ameaças à saúde animal e pública. Em função disso, Roraima, com o apoio do Governo do Estado, tem intensificado seus mecanismos de prevenção.

No Brasil, apesar de não haver casos registrados em granjas comerciais até o momento, o Ministério da Agricultura e Pecuária mantém alerta constante, após o registro de casos em aves silvestres no Sul e Sudeste do país.

“Roraima, por ser uma zona estratégica na fronteira norte do país, precisa estar especialmente preparada. Ainda não registramos nenhum caso da doença, mas o trabalho de biossegurança nas granjas e a vigilância epidemiológica são cruciais para a proteção do nosso plantel avícola”, destacou o presidente da Aderr, Marcelo Parisi.

Durante o encontro, foram repassadas informações importantes para os representantes do setor avícola do Estado, reforçando os cuidados que precisam ter para evitar a ocorrência das doenças em Roraima, além do que fazer caso ocorra a doença.

Também foi abordado o Plano Estadual de Contingência para Influenza Aviária, documento que estabelece as ações imediatas em caso de suspeita ou confirmação da doença em território roraimense. O plano abrange desde a interdição de granjas suspeitas até medidas de sacrifício sanitário, controle de trânsito de animais e produtos, e atuação integrada com órgãos federais e municipais.

“A biosseguridade das granjas precisa ser reforçada. Não se trata apenas de proteger a produção, mas de garantir a sanidade avícola como um todo. Um único foco da doença poderia comprometer toda a cadeia produtiva, afetando inclusive exportações e o abastecimento interno”, alertou Ronaldo Feitosa, chefe do Programa Estadual de Sanidade Avícola.

Sorologia e Monitoramento Contínuo

Outro ponto de destaque da reunião foram os testes sorológicos realizados em aves de postura industrial em 10 granjas de Boa Vista, 01 em Bonfim e 01 em Caracaraí. O material coletado será enviado para o Laboratório Federal de Defesa Animal, em Recife.

A Aderr reforça que o monitoramento será contínuo, e novas coletas estão previstas para as aves de subsistência.

Brasil em Vigilância Constante

Em nível nacional, o Brasil mantém um dos sistemas de vigilância mais rígidos do mundo. O país é reconhecido como livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em granjas comerciais pela Organização Mundial de Saúde Animal, e o governo federal atualiza periodicamente os planos de ação junto aos estados.

Roraima, alinhado a esse esforço, segue vigilante e preparado, mostrando que a prevenção é o melhor caminho para garantir a segurança alimentar, a saúde animal e a estabilidade econômica do setor avícola.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Comissão aprova garantia de emprego para convocados ao serviço militar durante contrato de experiência
Drones do tráfico de drogas afetam 21 voos no aeroporto de Guarulhos
FORMATURA: Governador nomeia mais 28 aprovados no concurso público da Polícia Civil de Roraima
TRANSPARÊNCIA
Comissão de Viação, Transportes e Obras da ALE-RR faz visita técnica em obras do Parque Anauá
Governador nomeia mais 28 aprovados no concurso público da Polícia Civil de Roraima
SUSPEITO DE ESTELIONATO: Polícia Civil deflagra operação em escritório e duas residências de advogado
Governo paga salário de junho e primeira parcela do décimo terceiro dos servidores no próximo dia 26
Comissão aprova medidas para incluir donas de casa no mercado de trabalho