Ópera “Dido & Eneas” será apresentada neste sábado (5) no Teatro Jaber Xaud, em Boa Vista

Zé Haroldo Cathedral libera R$ 2,9 milhões para ampliar os atendimentos de saúde em Pacaraima e Rorainópolis
Boa Vista ganha voo direto para Guarulhos, maior aeroporto do Brasil
RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes

Espetáculo reúne mais de 50 artistas locais em produção inédita promovida pela Soar Roraima

O público de Boa Vista poderá conferir neste sábado (5), às 21h, no Teatro Jaber Xaud — Sesc Mecejana, a apresentação da ópera “Dido & Eneas”, uma produção da Soar Roraima — Produções Musicais. O espetáculo envolve mais de 50 artistas locais, incluindo solistas, coralistas, instrumentistas da Orquestra do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), bailarinos e equipe técnica.

Com cerca de 1h30 de duração e dividido em dois atos, o espetáculo é uma das mais conhecidas tragédias do repertório operístico barroco, composta por Henry Purcell, com libreto de Nahum Tate. A obra retrata o drama da rainha Dido, de Cartago, que vive um conflito entre o amor e o dever após se apaixonar pelo herói troiano Eneas.

Amor, destino e tragédia em cena

Segundo a diretora artística e geral, Violeta Castro, a montagem foi pensada para fomentar a cultura da ópera em Roraima. “É uma obra que transmite mensagens importantes sobre amor, obediência, perda e destino. A personagem Dido representa a vulnerabilidade humana diante das escolhas que o amor impõe. É um espetáculo que leva o público à reflexão”, destacou.

A direção musical é do maestro Beany Cabrera, com direção vocal de Nathália Lago e Alexandra Macedo. O elenco é composto exclusivamente por artistas de Roraima, que ensaiam a montagem desde janeiro de 2025.

Elenco e estrutura

A protagonista Dido será interpretada pela soprano Nathalia Lago. O barítono Itallo Raphael assume o papel de Eneas. A montagem também traz no elenco Hemily Marques (Belinda), Missara (segunda dama), Alexandra Macedo (feiticeira), Maria Paula e Victoria Luna (bruxas), Euterpe (espírito) e Bruno Silva (marinheiro).

A base instrumental é formada pela Orquestra Sinfônica do Instituto Boa Vista de Música, que acompanha toda a execução da ópera, marcada por árias, recitativos e coros que alternam entre lirismo e intensidade dramática.

Ingressos e informações

Os ingressos para a apresentação estão disponíveis na plataforma Sympla, e os interessados podem adquirir diretamente pelo link:
👉 https://www.sympla.com.br/evento/opera-dido-e-eneas-05-07/3016512

Para acompanhar os bastidores, ensaios e outras produções da Soar Roraima, basta seguir o perfil oficial no Instagram: @soarroraima


DIDO & ENEAS – Ópera barroca de Henry Purcell
📍 Data: 5 de julho de 2025 (sábado)
Horário: 21h
📍 Local: Teatro Jaber Xaud — Rua Jarana, 212, bairro Mecejana, Boa Vista (RR)
🎟 Ingressos: Sympla

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Zé Haroldo Cathedral libera R$ 2,9 milhões para ampliar os atendimentos de saúde em Pacaraima e Rorainópolis
POLÍTICA PÚBLICA 
NOVEMBRO ROXO
Inclusão e espírito esportivo marcam abertura da 4ª edição dos Jogos das Escolas da Rede Municipal
FESTIMARR
SENSIBILIDADE AUDITIVA
ARRANJOS REGIONAIS
 “SENTE, CUIDA E FAZ”