Nesta sexta-feira, 15 de setembro, o município de Amajari, em Roraima, foi agraciado com a chegada do programa “Governo Presente”. Este evento trouxe uma série de serviços essenciais, abrangendo áreas como saúde, assistência social, orientação jurídica, agricultura familiar e indígena, entre outros, que foram disponibilizados pelas secretarias e instituições estaduais. Além disso, contou com a participação de valiosos parceiros, como a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR).
A ação principal aconteceu no Colégio Estadual Militarizado Ovídio Dias de Souza, localizado na Vila Brasil, a sede do município, e beneficiou milhares de moradores locais, bem como pessoas de regiões circunvizinhas, como a residente autônoma Alice Peixoto.
Alice, que mora na Vila Brasil, acompanhou sua mãe durante o evento, onde esta última recebeu atendimento para a emissão de documentos cruciais. Para Alice, programas como o “Governo Presente” desempenham um papel fundamental, ao trazerem esses serviços mais próximos das comunidades, eliminando a necessidade de deslocamentos frequentes até a capital, Boa Vista.
Ela enfatizou: “É muito benéfico para pessoas que realmente precisam, pois muitos não têm os recursos necessários para ir até Boa Vista e obter documentos como certidões de nascimento ou identidade, que é o nosso caso. Devido à nossa situação financeira instável, aproveitamos essa oportunidade para registrar o nascimento e solicitar a segunda via da identidade dela.”
Além dos serviços oferecidos durante esse evento, o governo de Roraima também anunciou significativos investimentos em áreas-chave, tais como agricultura familiar e indígena, educação e esporte. Na área social, distribuíram-se 1.479 cartões do programa Cesta da Família e concederam-se 107 certificados pelo programa Emprega Jovem.
Para a agricultura familiar e indígena em Amajari, foram entregues 25 casas de farinha, uma forrageira, 17 pulverizadores e insumos para impulsionar a piscicultura local. As escolas estaduais e municipais também receberam um apoio substancial, com a distribuição de 100 tablets e três laboratórios móveis. No âmbito esportivo, 13 grupos esportivos do município foram agraciados com kits esportivos.
O governador Antonio Denarium destacou: “Estamos presentes na agricultura familiar, na infraestrutura, na educação, levando melhorias e qualidade de vida para a população. A todos de Amajari, o nosso muito obrigado pelo carinho e pela receptividade. Que todos aqui no município tenham a certeza de que somos um Governo que trabalha incansavelmente pelo bem do nosso povo.”
Visitas Técnicas Reforçam Compromisso com o Desenvolvimento
Durante a visita ao município de Amajari, a equipe governamental realizou três importantes visitas técnicas, enfatizando o compromisso com o desenvolvimento local.
No contexto da agricultura familiar e indígena, duas visitas foram realizadas. A primeira ocorreu no polo de produção das comunidades indígenas Juracy e Urucuri, onde uma área de 25 hectares foi dedicada ao plantio de milho, com previsão de uma colheita de 120 sacas por hectare ainda este ano. A segunda visita teve lugar na Chácara Braven, na Vila Brasil, onde, pela primeira vez, se cultivou grãos em uma área de 6 hectares. Ambos os projetos foram realizados por meio do Projeto de Grãos coordenado pelo Governo de Roraima.
No que diz respeito à infraestrutura das rodovias e vicinais, a equipe técnica também vistoriou as obras de asfaltamento da vicinal Tronco-Trairão, que abrange 17 quilômetros e tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2024. Essa importante iniciativa conta com um investimento de R$ 29.037.715,00, provenientes de recursos do senador Mecias de Jesus e da contrapartida do Governo de Roraima.