Deputado Federal Defensor Stélio Dener cobra urgência para votação de projeto que cria Fundo da Defensoria Pública da União

Boa Vista ganha voo direto para Guarulhos, maior aeroporto do Brasil
RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes
PROTEÇÃO E CUIDADO
Leis e ações da ALERR protegem idosos contra golpes financeiros

Parlamentar roraimense defende ampliação de recursos e estrutura para garantir acesso à justiça aos mais vulneráveis

O deputado federal Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR) cobrou nesta quinta-feira (10), durante reunião de líderes na Câmara dos Deputados, a inclusão em pauta e a votação urgente do Projeto de Lei nº 1.881/2025, que cria o Fundo de Fortalecimento do Acesso à Justiça, Promoção dos Direitos Fundamentais e Estruturação da Defensoria Pública da União (FDPU).

Apresentado no último dia 8, o requerimento de urgência à proposta já reúne apoio de diversos líderes partidários, o que, segundo o parlamentar, demonstra amplo consenso sobre a importância do tema.

Stélio Dener destacou que a criação do Fundo é fundamental para garantir maior autonomia orçamentária à DPU e ampliar os serviços de assistência jurídica gratuita à população em situação de vulnerabilidade.

— Essa é uma medida de justiça social e fortalecimento da cidadania. O Fundo da DPU permitirá expandir a presença da instituição em regiões ainda desassistidas, como a Amazônia Legal e os estados da faixa de fronteira, como Roraima, onde a atuação da Defensoria é essencial — afirmou.

O parlamentar lembrou ainda que a Câmara aprovou recentemente proposta semelhante voltada ao Ministério Público da União (MPU) e destacou que tanto o MPU quanto a DPU são instituições fundamentais e precisam estar presentes em todas as comarcas do país. Ele chamou atenção para a disparidade orçamentária entre os dois órgãos.

— O orçamento anual da Defensoria Pública da União representa menos de 10% do orçamento do MPU. Essa diferença revela a urgência de estruturar e fortalecer financeiramente a DPU, garantindo condições dignas para o trabalho dos defensores públicos — argumentou.

Stélio Dener reforçou que o projeto está pronto para ser votado em Plenário e reiterou o pedido para que a proposta entre na pauta o quanto antes.

— Trata-se de uma iniciativa de interesse público, que respeita o equilíbrio institucional e fortalece uma função essencial à Justiça. Precisamos assegurar que a Defensoria Pública da União tenha as condições necessárias para cumprir plenamente seu papel constitucional — concluiu o deputado.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

NOVEMBRO ROXO
Inclusão e espírito esportivo marcam abertura da 4ª edição dos Jogos das Escolas da Rede Municipal
FESTIMARR
SENSIBILIDADE AUDITIVA
ARRANJOS REGIONAIS
 “SENTE, CUIDA E FAZ”
INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE
ENTÃO É NATAL