Alunos do Curso de Formação da Polícia Civil iniciam exames práticos

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025
Policial militar morre após perder controle de moto e ser atropelado por uma caçamba em Boa Vista
Motociclista morre após ser atingido por carro dirigido por jovem bêbado no Sul de Roraima
Desenvolve RR faz prospecção de clientes durante feira em Normandia

Os candidatos aos oito cargos da CFP (Curso de Formação Profissional) da PCRR (Polícia Civil de Roraima) iniciaram nesta semana a execução dos exames finais para avaliação da capacidade física e a prova prática de tiro e armamento.

Os primeiros exames aconteceram nesta segunda-feira, 15, e foram realizados pelos candidatos ao cargo de Agente de Polícia. O teste de capacidade física, inserido na disciplina Treinamento Físico Policial, ocorreu em dois locais diferentes.

Conforme a coordenadora geral do Curso de Formação, delegada Elivania Aguiar, isto aconteceu por uma questão de logística.

“Primeiro foi realizado o teste dinâmico de barra e o teste estático de barra, estes nas dependências da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago. Em seguida, os alunos foram levados ao Estádio Flamarion Vasconcelos, conhecido como Estádio Canarinho, onde foram aplicados os demais testes, sendo de impulsão horizontal e corrida de 12 minutos”, detalhou a delegada.

Os próximos a passarem pela avaliação física serão os candidatos ao cargo de Delegado de Polícia, com os exames marcados para a noite de hoje, 17 de abril.

Em seguida será a vez dos alunos para escrivão, previsto para o dia 18 deste mês. Por último, no dia 22 de abril será feita a avaliação para os cargos de odontolegista, perito criminal (várias especialidades/áreas), perito papiloscopista, auxiliar de perito criminal e auxiliar de necrópsia de polícia civil. O reteste será aplicado para todos os cargos no dia 24.

Elivânia Aguiar explicou que além da avaliação física, todos os candidatos do concurso devem passar pela prova prática de tiro, relativa à disciplina Armamento, Munição e Tiro, prevista para acontecer entre os dias 19 a 24 de abril.

A avaliação, conforme a coordenadora, será dividida em dias, períodos e cargo disputado, sendo aplicadas na seguinte ordem: candidatos a delegados no dia 19; agente de polícia no dia 22; escrivão de polícia no dia 23 e, no dia 24, será a vez dos candidatos a odontolegista, peritos papiloscopistas, peritos criminais, auxiliares de perito criminal e auxiliares de necropsia. A prova será realizada no Estande de Tiro da Polícia Civil de Roraima, Clube de Tiro Guilherme Paraense.

Elivania Aguiar explicou que foram estabelecidos paramentos para a avaliação dos candidatos, onde será avaliado se os candidatos estão aptos para manusear a pistola TS9, com distância de 5 e 7 metros, além de práticas corretas como acertar os alvos, conhecimento correto da distância do atirador ao alvo, quantidade total de tiros, entre outros aspectos.

“Esses testes, tão importantes para os futuros policiais, ocorrerão sob a supervisão de uma banca examinadora que dará o resultado na hora. Caso reprovado, todos eles terão direito a reteste em datas também já estabelecidas nos editais do concurso”, disse.

Sobre a importância dos exames para os policiais em formação, a delegada afirmou que a Academia de Polícia, como é conhecida pelos agentes, é uma fase do concurso fundamental na formação dos nossos futuros policiais.

“Agora vamos colher os resultados destes meses de treinamento e dedicação de todos, alunos e instrutores, na esperança de que, em breve, eles estejam aprovados e aptos para integrar a nossa corporação e servir a sociedade”, avaliou.

Fonte: SECOM RORAIMA

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

PF deflagra operação para combater desvio de recursos da Secretaria Estadual de Saúde de Roraima
Polícia Civil prende homem condenado por estupro de crianças
Abertas vagas para processo seletivo de bolsistas para Embrapa RR
Polícia Civil cumpre cinco mandados de prisão preventiva contra acusados de homicídio em Alto Alegre
FICCO-RR PRENDE UMA PESSOA POR TRÁFICO DE DROGAS EM BOA VISTA
Polícia Civil cumpriu mandados de prisão e apreensão para esclarecer morte de casal
PL que altera lei de regularização fundiária de Roraima possui 37 emendas propostas por comissão especial da ALE-RR
Polícia Civil esclarece fraude Imobiliária, localiza suspeito de estelionato e apreende veículos