Aderr promove treinamento para servidores dos Postos de Vigilância Agropecuária

TRANSPARÊNCIA
Comissão de Viação, Transportes e Obras da ALE-RR faz visita técnica em obras do Parque Anauá
COMÉRCIO CONSCIENTE
Procon Assembleia promove ação no Dia dos Namorados
REGULAR E ALTERNATIVO
ALE-RR debate criação de agência reguladora para organizar transporte intermunicipal
INTERMUNICIPAL
‘Teremos diálogos para encontrar solução’, afirmam deputados sobre regularização de transporte em Roraima

De quinta, 5, a sexta-feira, 6, servidores da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) participam de um treinamento intensivo voltado para o controle e fiscalização de trânsito de produtos de origem animal e vegetal.

A capacitação, que acontece no auditório do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), no Parque Anauá, está sendo realizada também com o apoio da Polícia Militar de Roraima e reúne cerca de 50 profissionais dos PVAs (Postos de Vigilância Agropecuária), que ficam localizados ao longo das BRs no Estado.

O foco do treinamento está em preparar os fiscais para abordagens mais eficientes e seguras, considerando as diversas situações enfrentadas diariamente no controle do trânsito agropecuário. Estão presentes também as equipes de fiscalização móvel da Aderr, que operam em diferentes regiões do Estado e frequentemente lidam com casos complexos durante suas operações.

Segundo o diretor de Defesa Vegetal da Aderr, Marcos Prill, um dos principais objetivos da ação é evitar a disseminação de pragas e doenças, tanto no setor animal quanto vegetal.

“A circulação de plantas, sementes e animais, sem o devido controle, representa um risco à saúde agropecuária. Por isso, o monitoramento rigoroso é essencial para impedir que vetores de contaminação transitem livremente entre regiões”, disse.

Além das abordagens práticas, o treinamento conta com orientações sobre documentação e sistemas de informação, com o intuito de aprimorar a compilação e análise de dados relacionados às operações. A utilização adequada desses sistemas é fundamental para a rastreabilidade e tomada de decisões estratégicas.

“A parceria com a Polícia Militar é um reforço importante nesta atualização, permitindo que os servidores atuem de forma mais coordenada e segura. Técnicas de posicionamento, conduta em abordagens e ações específicas de fiscalização fazem parte da programação, o que fortalece a atuação conjunta das instituições”, destacou o presidente da Aderr, Marcelo Parisi.

O evento reúne servidores que trabalham desde a fronteira com o Amazonas até a fronteira com a Venezuela, refletindo o esforço do governo do estado em manter a sanidade agropecuária e proteger a produção local. Com a iniciativa, a Aderr reforça o compromisso com a qualidade do serviço público, a segurança alimentar da população e a sanidade animal e vegetal.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

FORMATURA: Governador nomeia mais 28 aprovados no concurso público da Polícia Civil de Roraima
TRANSPARÊNCIA
Comissão de Viação, Transportes e Obras da ALE-RR faz visita técnica em obras do Parque Anauá
Governador nomeia mais 28 aprovados no concurso público da Polícia Civil de Roraima
SUSPEITO DE ESTELIONATO: Polícia Civil deflagra operação em escritório e duas residências de advogado
Governo paga salário de junho e primeira parcela do décimo terceiro dos servidores no próximo dia 26
Comissão aprova medidas para incluir donas de casa no mercado de trabalho
Após nove anos, EBC reabre instâncias de participação social
DAIMAR PAHOLA CASTILLO