Câmara aprova acompanhamento integral para alunos com Transtorno Opositivo Desafiador

Procon ALE-RR divulga comparativo de preços de ovos de Páscoa pesquisados em estabelecimentos da capital
IPTU e Taxa de Lixo já estão disponíveis aos contribuintes no site da Prefeitura
Saiba quais alimentos terão tarifa zero de importação
INSS antecipa pagamento de aposentados e pensionistas em março

“Nosso objetivo é estabelecer uma rede de proteção social e cuidado, que inclui as escolas da educação básica das redes pública e privada.” Zé Haroldo Cathedral

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (30), o Projeto de Lei 3050/23, do deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), que inclui os alunos com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) entre aqueles beneficiados por programa de acompanhamento integral. A proposta será enviada ao Senado.

Para o autor da proposta, a aprovação significa mais um passo na busca pela promoção da igualdade e da efetiva inclusão de estudantes diagnosticados com o TOD. “Precisamos garantir que nossas crianças e jovens recebam o suporte necessário para melhorar seu desenvolvimento,” afirmou.

O projeto prevê a alteração da Lei nº 14.254, de 30 de novembro de 2021, que dispõe sobre o desenvolvimento de programas de acompanhamento integral de educandos, com transtornos de aprendizagem para assegurar a inclusão do TOD. De acordo com Zé Haroldo a intenção é estender o benefício para que crianças e adolescentes com TOD possam ter acesso a tratamentos adequados.

“Nosso objetivo é estabelecer uma rede de proteção social, que inclui as escolas da educação básica das redes pública e privada, além do apoio da família e dos serviços de saúde existentes, com vistas ao seu pleno desenvolvimento físico, mental, moral e social”, pontuou.

Agora, com o acréscimo dos alunos com TOD, o texto especifica que as escolas da educação básica das redes pública e privada deverão ofertar aos profissionais que ali trabalham treinamentos e cursos profissionalizantes para a melhor condução em sala de aula desses educandos.

Cuidado e Proteção

A lei especifica que os sistemas de ensino devem garantir aos professores da educação básica amplo acesso à informação, inclusive quanto aos encaminhamentos possíveis para atendimento multissetorial. Eles devem contar ainda com formação continuada para capacitá-los a identificar precocemente os sinais relacionados a essas condições.

Os alunos devem ter ainda, o mais cedo possível, acompanhamento específico direcionado à sua dificuldade, podendo contar com apoio e orientação das áreas de saúde, de assistência social e de outras políticas públicas existentes no território.

A deputada Delegada Katarina (PSD-SE), relatora do Projeto na Câmara dos Deputados, argumentou que se trata de mais uma conquista rumo à igualdade e à justiça na educação. “O autor teve a sensibilidade de perceber que as crianças com TOD têm o direito de serem atendidas e compreendidas como todas as outras crianças”, afirmou a relatora.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Saiba como funciona o Conclave que Eleva um Novo Papa ao Vaticano
Novo papa pode ser asiático ou africano, diz arcebispo de São Paulo
Papa Francisco morre aos 88 anos
Vasco e Flamengo fazem Clássico dos Milhões neste sábado no Brasileiro
Procon ALE-RR divulga comparativo de preços de ovos de Páscoa pesquisados em estabelecimentos da capital
Agricultura familiar indígena transforma vidas e preserva tradições em Boa Vista
Polícia Civil acompanha inspeção em consultório de médica investigada no caso da morte de defensora pública
Guarda Civil Municipal de Boa Vista celebra 35 anos de existência