Assembleia Legislativa de Roraima reforça combate ao assédio durante o Carnaval

TRANSPARÊNCIA
Comissão de Viação, Transportes e Obras da ALE-RR faz visita técnica em obras do Parque Anauá
COMÉRCIO CONSCIENTE
Procon Assembleia promove ação no Dia dos Namorados
REGULAR E ALTERNATIVO
ALE-RR debate criação de agência reguladora para organizar transporte intermunicipal
INTERMUNICIPAL
‘Teremos diálogos para encontrar solução’, afirmam deputados sobre regularização de transporte em Roraima

Boa Vista entrou no ritmo da folia com o início da programação do Carnaval 2025, neste sábado (1º de março). E, para garantir que a festa seja marcada pela alegria e pelo respeito, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) da Secretaria Especial da Mulher (SEM), está atuando diretamente na conscientização dos foliões sobre a importância do combate ao assédio.

Durante a abertura das festividades, a equipe da SEM distribuiu leques e panfletos informativos do protocolo “Não é Não”, inserido na campanha “MPRR e o Carnaval sem Violência”, promovida pelo Ministério Público de Roraima (MPRR). A ação reforça o compromisso da ALE-RR com a segurança e a proteção das mulheres, levando informação para combater comportamentos abusivos.

A diretora do Chame, Hannah Monteiro, destacou a importância da iniciativa para que todas as mulheres possam aproveitar o Carnaval com liberdade e respeito.

“Este período de festa costuma registrar aumento nos casos de violência contra a mulher. Muitas têm seus direitos violados, seja pelo modo como se vestem ou pela forma como escolhem se divertir. Por isso, nossa presença aqui é essencial para lembrar que mulher não é objeto e que consentimento deve ser respeitado. Nosso objetivo é conscientizar a população e evitar esse tipo de crime”, ressaltou.

Os materiais informativos foram distribuídos em pontos estratégicos da capital, onde há grande concentração de foliões. A equipe iniciou a ação na Praça Linear (Bairro dos Estados) e seguiu para as praças Cabos e Soldados (Caranã) e Clotilde Thereza Duarte (Nova Cidade).

A promotora de Justiça Lucimara Campaner enfatizou que a campanha tem um caráter educativo e preventivo, ajudando a desconstruir comportamentos abusivos.

“Em 2024, o Anuário de Segurança Pública registrou milhares de ocorrências de assédio contra mulheres. Esse dado reforça a necessidade de ações como esta, que conscientizam a população sobre o que caracteriza assédio e violência. Nosso objetivo é garantir um Carnaval pacífico, onde a palavra de ordem seja respeito”, destacou.

A campanha recebeu apoio da população. A professora Iana Vasconcelos elogiou a iniciativa após receber um dos folhetos.

“Achei a campanha muito importante, porque Carnaval é tempo de alegria e respeito. Precisamos falar sobre consentimento e reforçar a autonomia do corpo das mulheres”, afirmou.

O servidor público Eraldo Freitas também destacou a relevância da ação.

“Campanhas como essa devem ser incentivadas para que a sociedade entenda que a mulher tem direitos e deve ser respeitada. Ninguém deve ser importunado, todos têm o direito de aproveitar a vida livremente”, declarou.

Uma pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com a QuestionPro, revelou que 8 a cada 10 mulheres brasileiras temem sofrer assédio no Carnaval. O levantamento, realizado entre 3 e 17 de fevereiro com 1.333 brasileiros, apontou que 45% das mulheres já passaram por esse tipo de situação. Além disso, 85% dos entrevistados acreditam que o assédio ainda é frequente durante as festas e que a responsabilidade de o combater deve ser compartilhada por toda a sociedade.

Além da ALE-RR, a campanha “Não é Não” conta com a participação da Polícia Militar de Roraima. As ações seguem até segunda-feira (3), em diferentes regiões da cidade.

Confira a programação:

Domingo, 2 de março

·         19h – Praça Fábio Marques Paracat (Av. Ene Garcez)

·         21h – Praça Clotilde Thereza Duarte (Nova Cidade)

·         23h – Praça Cabos e Soldados (Bairro Caranã)

Circuito de Rua

Segunda-feira, 3 de março

·         19h – Praça Fábio Marques Paracat (Av. Ene Garcez)

Fonte: SupCom ALE-RR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Drones do tráfico de drogas afetam 21 voos no aeroporto de Guarulhos
FORMATURA: Governador nomeia mais 28 aprovados no concurso público da Polícia Civil de Roraima
TRANSPARÊNCIA
Comissão de Viação, Transportes e Obras da ALE-RR faz visita técnica em obras do Parque Anauá
Governador nomeia mais 28 aprovados no concurso público da Polícia Civil de Roraima
SUSPEITO DE ESTELIONATO: Polícia Civil deflagra operação em escritório e duas residências de advogado
Governo paga salário de junho e primeira parcela do décimo terceiro dos servidores no próximo dia 26
Comissão aprova medidas para incluir donas de casa no mercado de trabalho
Após nove anos, EBC reabre instâncias de participação social