Em um avanço significativo para a preservação dos territórios indígenas, foi lançado um aplicativo que disponibiliza opções de idioma em yanomami, ye’kwana, sanoma e português. Essa iniciativa visa fortalecer a comunicação e a denúncia de ameaças ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y) de forma acessível a todas as comunidades locais.
O aplicativo permite que os indígenas comuniquem incidentes e ameaças ao seu território de maneira direta e eficaz. Uma vez que o sistema recebe a denúncia, operadores qualificados, que também são indígenas, iniciam o processo de qualificação das informações para validar os relatos.
As informações validadas são então expostas em um painel virtual e público, acessível a autoridades, instituições parceiras e a imprensa. Isso garante que qualquer anormalidade que ameace o território seja prontamente conhecida pelas partes interessadas e possa ser abordada de maneira adequada.
Esse aplicativo representa um passo importante na proteção dos direitos e territórios das comunidades indígenas Yanomami, ye’kwana, e sanoma, ao mesmo tempo em que promove uma colaboração mais eficiente entre essas comunidades, autoridades e a sociedade em geral.
A iniciativa destaca a importância da tecnologia como ferramenta para empoderar comunidades indígenas na defesa de seus territórios e na busca por justiça em caso de ameaças ou crimes ambientais. É um exemplo inspirador de como a inovação pode ser aplicada para a proteção dos direitos humanos e ambientais em todo o mundo.