960x300

PRESTAÇÃO DE CONTAS ELEITORAL Centro de Apoio aos Municípios ministra capacitação para profissionais contábeis e demais interessados

Revisão de dados indica recuo em número de jovens nem-nem
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025
Policial militar morre após perder controle de moto e ser atropelado por uma caçamba em Boa Vista
Motociclista morre após ser atingido por carro dirigido por jovem bêbado no Sul de Roraima

O Centro de Apoio aos Municípios (CAM), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), iniciou na manhã desta quarta-feira (22) o curso “Captação de Recursos, Receitas, Gastos e Prestação de Contas Eleitoral”, no Plenário Valério Caldas de Magalhães, com direito à certificação.

A capacitação foi ministrada pelo contador e especialista Francisco Fernandes de Oliveira, que abordou as formas de captação de recursos para campanha eleitoral, a obrigatoriedade dos gastos e como prestar contas nesse período. Conforme ele, antigamente, qualquer pessoa poderia fazer uma prestação de contas. Agora, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a responsabilidade cabe a um profissional da área.

“A responsabilidade é grande, até porque quem assina essa prestação de contas é o contador do candidato. Então [o curso] irá deixar o pessoal mais a par da legislação para que não ocorram erros que possam prejudicar o candidato mais tarde, ou até mesmo o profissional”, ressaltou.

A capacitação ocorre em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-RR), presidido por Audry Torres. Ela destacou a importância da participação da entidade  representativa e de apoio às iniciativas que qualificam e aperfeiçoam seus profissionais.

“Nós entendemos como primordial estarmos presentes nesses eventos, afinal de contas, estamos falando de prestação de contas dos candidatos. É um trabalho realizado pelos profissionais da contabilidade, que são conhecedores da legislação vigente. Para que não haja erros e penalidades aos pleiteadores, é necessário que realmente seja feito por um”, frisou.

Apesar de não ser da área contábil, o radialista Oswaldo Graffe participou do curso. Natural de Caracas, capital da Venezuela, ele mora em Roraima há nove anos e conta que, devido à profissão, todo conhecimento, principalmente em política, é sempre bom.

“Quero conhecer e aprender sobre a política de Roraima para explicar às pessoas que me perguntam como funciona aqui em Boa Vista e no Brasil. Estou aqui por política. Para mim, Roraima está crescendo muito bem, em comparação com meu país”, avaliou.

Conforme a presidente do CAM, deputada Aurelina Medeiros (Progressistas), além da assessoria às câmaras e prefeituras sobre suas necessidades, o órgão também atende a demandas relacionadas ao aprofundamento de temas específicos.

A palestra vai ajudá-los a entender de onde é que se tem recursos para uma campanha, como eles devem ser usados, qual a importância da prestação de contas, o que deve constar nela, o que eu devo prestar”, disse.

Participaram contadores, advogados, assessores, pré-candidatos e interessados no tema. Os registros fotográficos podem ser visualizados no Flickr do Poder Legislativo.

Fonte: SupCom ALE-RR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Sindicatos de servidores estaduais solicitam apoio de presidente da ALE-RR para reajuste salarial
PRF prende motorista por Uso de Documento Falso no Cantá
Assembleia Legislativa cria comissão especial para apurar indícios de irregularidades no Governo de Roraima
População pode sugerir prioridades de investimento para Roraima
Prefeitura inicia pesquisa com motoristas de veículos particulares e de carga em Boa Vista
Seleção brasileira treina em Orlando, onde enfrenta os EUA na quarta
Iniciam amanhã as inscrições para os novos cursos de ensino a distância da Escola do Legislativo
PF prende duas pessoas por crimes ambientais e porte ilegal de arma de fogo em Roraima