960x300

Inicia hoje oficina sobre estratégias para melhoria da habitação social no Norte

Revisão de dados indica recuo em número de jovens nem-nem
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025
Policial militar morre após perder controle de moto e ser atropelado por uma caçamba em Boa Vista
Motociclista morre após ser atingido por carro dirigido por jovem bêbado no Sul de Roraima

Nos dias 20 e 21 de maio, Boa Vista (RR), será o palco da 1ª Oficina de Trabalho do Programa de Desenvolvimento da Habitação Social no Norte. O evento contará com a presença de autoridades locais, representantes do governo e especialistas do setor de habitação, para discutir e planejar estratégias para o desenvolvimento habitacional na região. O encontro será realizado na sede administrativa Sesc/Senac, rua Dr. Araújo Filho, 947, Centro.

A abertura do seminário ocorrerá no dia 20 de maio, às 14h00, com a presença do Secretário Nacional da Habitação, Hailton Madureira de Almeida, do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, do vice-presidente de Habitação de Interesse Social (CHIS) da entidade, Clausens Duarte, e do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Roraima (Sinduscon/RR), Clerlânio Holanda.

“Esse evento tem grande importância para a região Norte e o setor da construção, pois vamos discutir soluções novas para ampliar o acesso à moradia na região e melhorar a execução de políticas públicas focadas em habitação de interesse social”, diz o presidente da CBIC. “A iniciativa do governo contempla uma demanda do nosso setor, que apresentamos recentemente, com vistas a dinamizar o setor da construção no Estado”, acrescentou.

Segundo ele, o público-alvo são secretários de habitação e equipe das prefeituras, que terão acesso a cases com boas práticas em torno do melhor uso do solo. Atendendo a um pedido do Ministério das Cidades, a CBIC – em parceria com suas associadas na região Norte, produziu estudo com um diagnóstico e soluções técnicas

Um dos problemas identificados foram questões associadas a licenciamento, burocracia e planos diretores e de uso do solo muito restritivos. “A ideia é estimular os secretários a trabalharem com as boas práticas e reduzir a burocracia com segurança”.

Oficina de trabalho – O primeiro dia de atividades contará com duas mesas de trabalho. A primeira, com início às 14h30, abordará o “Licenciamento dos Empreendimentos de Obras Integrado”, mediada pelo Secretário Nacional da Habitação, Hailton Madureira de Almeida. Participarão como palestrantes Luciana Lobo, Secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, e Thiago Ramos Dias, Subsecretário Executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio de Janeiro (SMDUE-RJ), participando virtualmente.

Após um intervalo, será realizada a segunda mesa de trabalho, das 16h30 às 18h00, com o tema “Plano Diretor e Habitação Social”. Esta mesa será mediada por Daniel Sigelmann, Diretor do Departamento de Planejamento e Política Nacional de Habitação da Secretaria Nacional de Habitação, e contará com a participação de Cláudio Bernardes, vice-Presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis Residenciais ou Comerciais (Secovi-SP), e Henrique Alvez Luiz Pereira, Vereador de Goiânia (GO).

O segundo dia do seminário, 21 de maio, terá início às 09h00 com a mesa “Minha Casa, Minha Vida – Cidades”, mediada por Ana Paula Peixoto, diretora do Departamento de Provisão Habitacional da SNH. Os palestrantes desta sessão serão Vivianne Sobral Freire Matos, Procuradora Geral do Município de Socorro (SE), e João Daniel, deputado federal (PT-SE).

Após um breve intervalo, às 10h30, será realizada a quarta e última mesa, intitulada “Fomento e Melhoria do Ambiente de Negócios – Oportunidades para a Indústria da Construção Civil”. Mediado por Rodrigo Hideki Hori Takahashi, Diretor Executivo de Fundos de Governo, o painel contará com as apresentações de Ubirajara Marques de Oliveira Neto, do Grupo Servmix Tecnologia e Engenharia, Veronildo Holanda, do Centro Norte Construções (RR), e Eugleuson Santiago, Secretário de Habitação do Estado do Acre.

O evento será encerrado às 12h00 com uma sessão de conclusões e agradecimentos, contando novamente com a participação do Secretário Nacional da Habitação e dos representantes da CBIC e Sinduscon/RR.

O tema tem interface com o projeto “Segurança habitacional e moradia digna ao trabalhador”, da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi).

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Sindicatos de servidores estaduais solicitam apoio de presidente da ALE-RR para reajuste salarial
PRF prende motorista por Uso de Documento Falso no Cantá
Assembleia Legislativa cria comissão especial para apurar indícios de irregularidades no Governo de Roraima
População pode sugerir prioridades de investimento para Roraima
Prefeitura inicia pesquisa com motoristas de veículos particulares e de carga em Boa Vista
Seleção brasileira treina em Orlando, onde enfrenta os EUA na quarta
Iniciam amanhã as inscrições para os novos cursos de ensino a distância da Escola do Legislativo
PF prende duas pessoas por crimes ambientais e porte ilegal de arma de fogo em Roraima