Agentes da Polícia Federal doam sangue no Hemoraima

Doação de sangue
RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes
PROTEÇÃO E CUIDADO
Leis e ações da ALERR protegem idosos contra golpes financeiros
RORAIMA, 37 ANOS DE SONHOS E CONQUISTAS
Assembleia Legislativa celebra a força de um estado jovem que cresce com sua gente

Com a aproximação do feriado de Carnaval e a retomada das cirurgias eletivas pelo Hospital Geral de Roraima, o Hemoraima (Hemocentro de Roraima) tem intensificado campanhas que visam contribuir para o aumento no estoque de bolsas da unidade. Nessa sexta-feira, 18, o órgão recebeu o apoio da Polícia Federal.

Ao todo, 20 agentes participaram da ação que se estenderá até este sábado, dia 19. Entre os voluntários que compareceram nas primeiras horas do dia, estava Rafael Soares, de 37 anos, que é doador de sangue há 20 anos.

“Mesmo com operações em andamento, estamos com todo o nosso efetivo mobilizado para ajudar no dia de hoje e amanhã. Eu mesmo sou doador de sangue há muitos anos e logo que recebemos o convite para participar da campanha, me dispus a ajudar. Já fazia um tempo que eu não comparecia, e essa acabou sendo a deixa ideal para comparecer ao centro de coleta”, afirmou.

Segundo a gerente do núcleo de Captação de Sangue do Hemoraima, Juliane Uchoa, desde a terça-feira, 15, quando foi intensificado o chamamento público de doadores, a unidade passou a contar com 230 bolsas de sangue. Apesar disso, as tipagens negativas (O-, A- e AB-) continuam em situação crítica.

“Nós encaminhamos ofício solicitando o apoio dessas instituições, e nesses últimos dias houve um aumento na presença de doadores para a realização de doação de sangue. Mas é sempre importante lembrar que não basta doar uma única vez. É necessário sempre manter um ciclo de calendário de doações”, ressaltou.

COMO DOAR

Para se tornar um doador de sangue, o interessado precisa ter mais de 50 kg e não estar em jejum no dia da coleta do material. No caso de adolescente a partir de 16 anos de idade, é necessário que esteja acompanhado pelos pais ou responsável legal. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.

Ao chegar à unidade, o doador realiza o cadastro e, após isso, passa para triagem clínica. Se não houver nenhuma restrição, a coleta é realizada logo em seguida.

É preciso ainda evitar a ingestão de bebida alcoólica ou consumo de alimentos gordurosos até duas horas antes da coleta. Além disso, o interessado não pode estar com febre, gripe ou resfriado. Grávidas e mulheres no período pós-parto também não poderão realizar a doação.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O Hemoraima funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Os interessados também podem agendar um horário por meio do telefone (95) 2121-0831. A unidade fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

CPI DAS TERRAS
ORGULHO DE RORAIMA
DPE-RR inicia cadastro gratuito de animais domésticos em Roraima
Inscrições para casamento coletivo “Direito de Amar” na PAMC encerram nesta segunda-feira
CULTURA E IDENTIDADE
Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
EM PACARAIMA: Roraima cumpre mandados da Operação Pharos 2 e prende homem com material pornográfico infantil
SP: Polícia diz que metanol foi adicionado, e não gerado em destilação