Teamarr e IFRR reforçam parceria para atendimento a crianças e adolescentes atípicas em Roraima

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A manhã desta sexta-feira, 23, foi marcada pela posse de 30 bolsistas, alunos de Educação Física do Instituto Federal de Roraima (IFRR), que irão atender crianças e a adolescentes assistidos pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) – vinculado ao Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) -, por meio do projeto Desenvolver.

Nesse sentido, os acadêmicos assinaram o termo de estágio do Acordo de Cooperação Técnica entre o Teamarr e o IFRR, responsável pelo projeto de extensão Desenvolver – Programa de Exercícios Multimodais para o Desenvolvimento Neuropsicomotor de Crianças, para receberem a bolsa da Assembleia Legislativa, como incentivo para o desenvolvimento profissional.

Segundo explicou a presidente do Programa de Atendimento Comunitário, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), a parceria iniciou no ano passado com dez bolsistas atendendo crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), por exemplo. Neste ano, mais vinte pessoas se somaram aos outros bolsistas para dar continuidade ao trabalho que, agora, passará a atender também adolescentes.

A parlamentar acrescentou a importância desta parceria, que resulta no desenvolvimento tanto dos alunos quanto das crianças e adolescentes envolvidas neste projeto.

“A importância desse projeto é a ampliação do atendimento, que é um atendimento multidisciplinar. Com isso, os acadêmicos fortalecem o trabalho deles por meio de pesquisa e experiência do dia a dia, e descobrem os melhores resultados e intervenções. É um projeto que, realmente, tem engrandecido a nossa atuação no Teamarr”, disse.

Para a coordenadora do projeto Desenvolver, a professora Eliana Mendonça, o momento foi de conquista devido a importância de os acadêmicos precisarem de incentivo e apoio para aprimorarem as técnicas aprendidas na sala de aula.

“A parceria vem para assegurar o atendimento para as crianças e adolescentes do Teamarr. E, com os novos bolsistas, será possível atender, também, ao público interno do Instituto, uma vez que há funcionários com filhos atípicos”, acrescentou.

Fazendo a diferença

Entre os 30 bolsistas está a acadêmica Giovanna Guivara de Moura, remanescente no projeto. Conforme destacou, ela tem se preparado muito para a área que vai atuar daqui um ano, quando se formar, e participar do Desenvolver tem a auxiliado com isso.

“É uma experiência muito satisfatória lidar com as crianças dando acolhimento e até ajudando os outros participantes. Ter essa responsabilidade antes de entrar realmente na sala de aula é importante, pois iniciaremos a profissão com bastante experiência”, pontuou.

Em suma, o Acordo de Cooperação Técnica n⁰ 001/2024, publicado no DOALE n˚ 4181 de 05 de junho de 2024, o período de vinculação dos bolsistas ao projeto será de seis meses, podendo ser prorrogável.

Os bolsistas foram selecionados por meio de processo seletivo aberto pela Assembleia Legislativa de Roraima em junho deste ano.

Fonte: SupCom ALE-RR

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