960x300

Procon Assembleia resolve 60% dos casos apresentados à instituição

Empresas devem preencher relatório de transparência salarial até sexta
FGTS distribuirá R$ 15,2 bi a trabalhadores
Prefeitura de Boa Vista lança segunda edição da linha de crédito empreendedor rural
Aposentados poderão comprar passagem aérea por até R$ 200 cada trecho

O Procon da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) tem intensificado as ações para buscar a resolução de problemas entre consumidores e empresas. Somente no primeiro semestre do ano, foram 1.716 atendimentos, sendo que destes, 980 demandas foram resolvidas por intermédio do órgão da Casa Legislativa.

Dessa forma, a taxa de resolutividade do Procon Assembleia é de quase 60%. As principais demandas atendidas e resolvidas envolvem questões bancárias, cobrança indevida, solicitação de reembolso, negociação de dívidas, bem como pedido de cancelamento de produto não contratado.

Esse é o caso do metalúrgico Gerson Campos, que buscou orçamento de medicamentos e suplementos de uma empresa fora do Estado, mas não comprou os produtos. Apesar disso, os remédios chegaram à residência dele acompanhados de um boleto bancário para pagamento.

“Entrei no site e eles me enviaram uma mensagem por WhatsApp para ‘discutir’ o produto. Eu disse que não queria naquele momento e que deixaria para outra vez. Na conversa, fui claro: ‘Vou desligar e não quero esse produto’. Mesmo assim, uma semana depois, os Correios entregaram o produto. Informei ao entregador que não havia solicitado nem confirmado, mas o boleto veio mesmo assim”, informou Gerson.

Diante do problema, o metalúrgico foi aconselhado a procurar o Procon Assembleia para entrar em contato com a empresa e buscar resolver a questão. “Não precisei pagar nada, graças ao Procon Assembleia, pois conseguiram que a empresa enviasse o código para devolução do produto sem custo. A atendente foi muito prestativa e realmente foi uma experiência bastante boa”, destacou Gerson.

Problema na relação de consumo

O diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho, ressaltou que casos assim são bem comuns e que esse tipo de venda não condiz com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“Essa é uma prática abusiva: enviar produtos ao consumidor sem solicitação e depois cobrar por eles, algo que configura uma situação de amostra grátis. Não deveria haver cobrança por esses itens. Nós intercedemos, entramos em contato com a empresa, e conseguimos devolver o produto sem custo algum para o consumidor, que ficou satisfeito com o resultado”, explicou o diretor.

Além da intermediação administrativa, o diretor do Procon Assembleia destacou que a instituição contribui para auxiliar também na resolução de processos judiciais que envolvem a relação de consumo.

“Temos conseguido resolver muitos casos, pois também fazemos acordos extrajudiciais, que encaminhamos ao Poder Judiciário para homologação. Por isso, destacamos a importância de o consumidor conhecer e exercer seus direitos”, concluiu Aldo.

Atendimentos

Em caso de dúvidas ou problemas com os serviços, o consumidor pode procurar o Procon Assembleia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Também é possível buscar atendimento pelo WhatsApp (95) 98401-9465 e por meio do site.

Fonte: SupCom ALE_RR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Brasil goleia Cuba na estreia na Copa do Mundo de futsal: 10 a 0
Senar-RR promove Feira de Comercialização no Bom Intento neste sábado
Crianças e adolescentes do TEAMARR iniciam atividades físicas no Projeto Desenvolver
Polícia Civil prende promotor de vendas por tráfico de drogas no bairro Caranã
Programa de Direitos Humanos da ALE-RR finaliza semana de capacitação com roda de conversa
Empresa do setor de beleza entrega à Secretaria Especial da Mulher mechas para confecção de perucas
PCRR cumpre mandado de prisão contra acusado de estupro de vulnerável contra quatro crianças
Alunas do CCJuv comovem plateia em apresentação no polo Senador Hélio Campos