Operação Caminhos Seguros: Polícia Civil cumpre mandado de prisão de idoso condenado por estupro de vulnerável contra criança de 10 anos

TRANSPARÊNCIA
Comissão de Viação, Transportes e Obras da ALE-RR faz visita técnica em obras do Parque Anauá
COMÉRCIO CONSCIENTE
Procon Assembleia promove ação no Dia dos Namorados
REGULAR E ALTERNATIVO
ALE-RR debate criação de agência reguladora para organizar transporte intermunicipal
INTERMUNICIPAL
‘Teremos diálogos para encontrar solução’, afirmam deputados sobre regularização de transporte em Roraima

6 de maio de 2025

A PCRR (Polícia Civil de Roraima) por meio da DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) cumpriu um mandado de prisão, nas primeiras horas desta terça-feira, dia 6, no âmbito da operação Caminhos Seguros em desfavor do idoso F.D.C., de 85 anos, condenado por estupro de vulnerável de uma criança de 10 anos. O homem foi localizado no bairro 13 de setembro, zona oeste de Boa Vista.

De acordo com informações disponibilizadas pela delegada titular da DPCA, Jaira Farias, a condenação do homem foi resultado de um inquérito policial instaurado na unidade policial em maio de 2023.

O crime ocorreu no ano de 2017, quando a criança tinha 10 anos de idade. Ela residia com a genitora em um imóvel alugado, de propriedade do autor do crime. O homem era amigo da família e morava com sua companheira, na residência localizada ao lado. Quando a mãe da criança saía para trabalhar, a vítima ficava sob os cuidados do casal, momento em que F.D.C. aproveitava para abusá-la dizendo que se tratava de uma brincadeira. Além disso, ele orientava a criança para que não contasse a ninguém sobre os abusos. Toda a ação ocorria quando a companheira dele estava em outro cômodo da casa.

Em janeiro de 2018, a vítima e sua genitora se mudaram para a cidade de Manaus, ocasião em que a menor passou a se cortar e ainda tentou suicídio, pois passou a sentir nojo do próprio corpo. Somente em fevereiro de 2021, quando já moravam novamente em Boa Vista, a genitora tomou conhecimento do estupro sofrido pela filha e compareceu na Delegacia para denunciar o caso.

Durante as investigações, realizadas na DPCA, o denunciado negou a prática delitiva, mas as investigações comprovaram a veracidade dos fatos.

Processado, F.D.C. foi condenado a 13 anos e quatro meses de reclusão em regime fechado. Com a sentença transitada em julgada, foi expedido o mandado de prisão por sentença condenatória contra ele.

O homem foi preso e enviado até a sede da DPCA, para formalização da prisão e, posteriormente, foi apresentado na audiência de custódia, ainda nesta terça-feira.

OPERAÇÃO CAMINHOS SEGUROS

A operação é coordenada pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), com atuação integrada entre as forças de segurança pública. Em Roraima, a operação é coordenada pela PCRR, com a participação da PMRR (Polícia Militar de Roraima), da SESP (Secretaria de Segurança Pública) e demais órgãos que fazem parte da rede de proteção de combate à violência contra criança e adolescente.

As ações da Operação Caminhos Seguros seguem até o dia 30 de maio em diversas cidades do interior do Estado, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente em Roraima.

SECOM RORAIMA

Texto: Ascom/PCRR

Fotos: Ascom/PCRR

Fonte e imagens: POLÍCIA CIVIL DA ASCOM/PCRR– Leia a matéria completa aqui

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Drones do tráfico de drogas afetam 21 voos no aeroporto de Guarulhos
FORMATURA: Governador nomeia mais 28 aprovados no concurso público da Polícia Civil de Roraima
TRANSPARÊNCIA
Comissão de Viação, Transportes e Obras da ALE-RR faz visita técnica em obras do Parque Anauá
Governador nomeia mais 28 aprovados no concurso público da Polícia Civil de Roraima
SUSPEITO DE ESTELIONATO: Polícia Civil deflagra operação em escritório e duas residências de advogado
Governo paga salário de junho e primeira parcela do décimo terceiro dos servidores no próximo dia 26
Comissão aprova medidas para incluir donas de casa no mercado de trabalho
Após nove anos, EBC reabre instâncias de participação social