Legislativo promove etapa de treinamento de mesários para programa Parlamento Jovem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025
Policial militar morre após perder controle de moto e ser atropelado por uma caçamba em Boa Vista
Motociclista morre após ser atingido por carro dirigido por jovem bêbado no Sul de Roraima
Desenvolve RR faz prospecção de clientes durante feira em Normandia

Capacitação foi realizada por servidores do TRE-RR e visa subsidiar eleição do programa do Legislativo

Legenda: Estudantes aprenderam sobre processo eleitoral e simulam atividades do dia da votação – Foto 01: Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Legenda: Valeria Los Angeles, estudante: ‘É uma experiência muito enriquecedora, pois nos proporciona aprendizados sobre diversas áreas’ – Foto 2: Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Legenda: Leonice Ferreira, servidora do TRE-RR: ‘Os mesários também foram escolhidos entre os alunos da escola e eles receberam um treinamento completo’ – Foto 3: Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Legenda: Frank Lau, gestor pedagógico: ‘Os estudantes têm a oportunidade de vivenciar na prática o processo eleitoral, inclusive muitos votando pela primeira vez em uma eleição municipal’ – Foto 4: Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Nesta quarta-feira (27), a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desenvolveu treinamento de mesários com o intuito de subsidiar as ações do programa Parlamento Jovem. Nesta fase, os alunos do Colégio Estadual Militarizado Carlo Casadio tiveram contato com a urna eletrônica e receberam orientações para auxiliar nas eleições do programa da Casa Legislativa.

Na etapa anterior, os estudantes receberam orientação de técnicos da Escola Judiciária Eleitoral de Roraima sobre a função da Justiça Eleitoral e da relevância do exercício da cidadania. Nesta nova fase, os alunos selecionados conheceram na prática os detalhes da urna, simularam cadastramento de eleitor e aprenderam a dinâmica do dia da votação. A eleição referente ao programa Parlamento Jovem está marcada para 5 de abril.

Valéria Los Angeles é uma das alunas que participou do treinamento. Ela expressou a satisfação em aprender sobre a Justiça Eleitoral e a importância do voto, por meio do programa da ALE-RR.

“É uma experiência muito enriquecedora, pois nos proporciona aprendizados sobre diversas áreas. Além disso, adquirimos conhecimentos que podem ser aplicados em eleições futuras, tanto do programa Parlamento Jovem quanto das eleições municipais”, disse a estudante.

De acordo com a servidora do TRE-RR Leonice Ferreira, o treinamento destinado aos alunos é basicamente o mesmo para os mesários de uma eleição real para cargos políticos, com o intuito de aproximar ainda mais o jovem do processo eleitoral.

“Estamos envolvidos nesta parceria com a Assembleia Legislativa para capacitação dos estudantes, pois a eleição do Parlamento Jovem envolve candidatos e eleitores que são os próprios alunos. Sendo assim, os mesários também foram escolhidos entre os alunos da escola e eles receberam um treinamento completo, semelhante ao que os mesários de uma eleição real recebem”, ressaltou Leonice.

O gestor pedagógico do Colégio Estadual Militarizado Carlo Casadio, Frank Lau, enfatizou a relevância do programa do Legislativo como uma oportunidade para os estudantes aprenderem sobre política e cidadania na prática.

“A participação ativa dos jovens adolescentes no processo eleitoral é fundamental. Eles têm a oportunidade de vivenciar na prática esse processo, inclusive muitos votando pela primeira vez em uma eleição municipal. Essa experiência de escolher candidatos, elaborar propostas e atuar como mesários voluntários é essencial para o crescimento e amadurecimento deles”, enfatizou o gestor.

O programa

O Parlamento Jovem Roraimense é um projeto promovido pela Casa Legislativa e coordenado pela Superintendência de Programas Especiais, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima e a Secretaria Estadual de Educação (Seed). Tem como proposta sensibilizar os jovens para que participem ativamente do processo democrático.

Em 2023, o Parlamento Jovem Roraimense inovou, proporcionando aos estudantes das escolas participantes todas as etapas do processo eleitoral, como o registro das candidaturas, capacitação dos mesários, secretários e presidentes de mesa (os próprios estudantes dos 2º e 3º anos que exercem essas funções), eleição, contagem dos votos, diplomação e posse. Seis escolas de Boa Vista participaram da edição 2023.

A novidade deste ano é que, além da capital, escolas de cinco municípios do interior também terão representantes eleitos para o programa. Ao todo, serão 11 colégios participantes, sendo 5 de Boa Vista, 2 do Cantá, 1 de Alto Alegre, Mucajaí, Rorainópolis e Caracaraí, resultando no envolvimento de 4.582 estudantes.

Confira as escolas públicas participantes do programa neste ano:

BOA VISTA

Colégio Estadual Militarizado Professor Carlos Casadio (Vespertino)

Escola Estadual Professora Vanda da Silva Pinto (Matutino e vespertino)

Escola Estadual Lobo D’Almada (Matutino e vespertino)

Escola Estadual Senador Hélio da Costa Campos (Matutino e vespertino)

Escola Estadual Gonçalves Dias (Matutino e vespertino)

CANTÁ

Colégio Estadual Militarizado José Aureliano da Costa (Vespertino)

Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante (Vespertino)

ALTO ALEGRE

Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira (Vespertino)

MUCAJAÍ

Escola Estadual Padre José Monticone (Matutino e vespertino)

RORAINÓPOLIS

Escola Estadual José de Alencar (Matutino e vespertino)

CARACARAÍ

Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra (Matutino e vespertino)

Fonte: SupCom ALE-RR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025
Empreendedores participam de oficina sobre Microcrédito Consciente
PRF em Roraima apreende arma de fogo, ouro, minérios e combustível contrabandeado
Curso de edição de fotos e vídeos para celular aprimora habilidades de servidores da ALE-RR
Policial militar morre após perder controle de moto e ser atropelado por uma caçamba em Boa Vista
Motociclista morre após ser atingido por carro dirigido por jovem bêbado no Sul de Roraima
Cooperação entre PF e Polícia da Guiana promove captura de foragidos brasileiros em Georgetown
Detran-RR restitui valores para motoristas de veículos leiloados a partir de 2020