960x300 (1)

INFORMATIVA E REFLEXIVASecretaria Especial da Mulher da ALE-RR promove palestra voltada para saúde mental e fé

Prefeitura lança edital de chamamento para área de alimentação do festival Mormaço Cultural
Banco Central comunica vazamento de dados de 39 mil chaves Pix
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 9 milhões
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 120 milhões

A convite da Secretaria Especial da Mulher (SEM) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), a psicóloga Nara Cristina Azevedo ministrou, nesta sexta-feira (28), uma palestra informativa e reflexiva a funcionários do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) e do Centro Reflexivo Reconstruir sobre a importância da saúde mental.

Intitulada “Saúde Mental e Fé”, a palestra explorou diferentes aspectos da higidez mental, especialmente como as experiências traumáticas e infantis moldam os padrões de pensamento e podem desencadear doenças. A profissional enfatizou ainda a importância de uma abordagem integral para o indivíduo, reconhecendo a influência de fatores religiosos, psicológicos e sociais no bem-estar geral.

“Entendo que a saúde mental é a chave para os relacionamentos e para uma vida saudável, o que não se resume apenas a cuidar das emoções. Como seres humanos, nossa vida é dividida em tratar do físico, do mental e do espiritual. Quando nossas emoções não estão bem, nossa confiança e nossa fé podem ser abaladas”, ponderou Nara Azevedo.

A palestrante, que tem ampla experiência na área de saúde mental no setor público, ressaltou, no entanto, a necessidade de buscar ajuda profissional quando necessário, sem deixar que crenças religiosas impeçam o acesso a tratamento adequado dos problemas.

“Sabemos que em algumas situações é importante buscar ajuda de profissionais, como médicos, psiquiatras e psicoterapeutas. A família e o contexto em que estamos inseridos também contribuem muito. Entendemos que o ser humano precisa cuidar de sua vida espiritual, mas precisamos de equilíbrio”, avaliou.

Os servidores acompanharam a palestra com grande interesse, a exemplo da psicóloga do Chame, Marcilene Melo. Para ela, é importante discutir o papel da espiritualidade na recuperação de pacientes.

“Nós temos visto na prática pessoas que chegaram aqui extremamente abaladas. Muitas vezes, quando nos conectamos com a fé, notamos uma melhora significativa na saúde mental. Já temos comprovação científica de que a fé pode ajudar consideravelmente, inclusive pacientes desenganados da medicina”, afirmou.

Ciclo de palestras com foco no bem-estar

A palestra “Saúde Mental e Fé” faz parte de um ciclo de palestras promovido pela Secretaria Especial da Mulher do Poder Legislativo. Já foram abordados temas relacionados à saúde física e mental, como a importância da atividade física, a influência do intestino nas emoções, nutrição, sexualidade, entre outros.

De acordo com a psicanalista do Chame, Janaína Nunes, a iniciativa tem como objetivo cuidar da saúde dos funcionários, que lidam diariamente com situações complexas e desafiadoras em áreas sensíveis, como o acolhimento pelo Chame de vítimas de violência doméstica e a remodelação de comportamentos violentos de homens, no Núcleo Reflexivo Reconstruir, encaminhados pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR).

“Isso é proposto para o bem-estar dos nossos servidores, para que possamos pensar em uma maneira mais efetiva de atender e humanizar. Dessa forma, as pessoas que nos buscam, poderão ter um atendimento mais eficiente. E nós pretendemos manter esse ciclo a fim de contribuirmos para essa mudança de mentalidade”, explicou a psicanalista.

Os benefícios das palestras vão além da construção de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Desde o início do ano, para a servidora Talita Subrinho mais do que simples momentos de reflexão, esses encontros se tornaram um divisor de águas em sua vida. Sensibilizada pelos alertas sobre o impacto da atividade física na saúde e no bem-estar, ela decidiu abraçar um novo estilo de vida, o que resultou na perda de oito quilos

Desde a primeira palestra, venho aplicando os ensinamentos na minha vida diária. Gostaria de parabenizar a Assembleia Legislativa por trazer esses temas que promovem autoconhecimento, crescimento pessoal e valorização do profissional. Cada palestra traz um tema interessante e abrangente, permitindo que nos conheçamos melhor. Quem já me conhecia, pôde notar a diferença, pois consegui fazer uma análise diferente do mundo, trazendo esse valor de autoestima e autocuidado para mim”, comemorou a servidora.

Fonte: ALE-RR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

TSE vai enviar observadores para eleições na Venezuela
Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR já confeccionou 30 perucas este ano e segue com arrecadação de cabelos
Ministério Público denuncia policial penal pela morte de agente de saúde
Grupo Galpão realiza oficinas de teatro gratuitas em Boa Vista
Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa participa de seminário sobre tráfico de pessoas e a proteção à criança
Polícia Civil apreende cocaína e munições com garimpeiro
Inscrições no processo seletivo para contratação de técnico especializado em Língua de Sinais vão até 17 de julho
Argentina vence a Colômbia e se torna a maior campeã da Copa América