Enfim, casados! Migrantes têm até 8 de agosto para se inscrever no casamento coletivo da DPE-RR

RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes
PROTEÇÃO E CUIDADO
Leis e ações da ALERR protegem idosos contra golpes financeiros
RORAIMA, 37 ANOS DE SONHOS E CONQUISTAS
Assembleia Legislativa celebra a força de um estado jovem que cresce com sua gente

Iniciativa gratuita oficializará a união civil de 120 casais, com foco em refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade social

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) prorrogou até o dia 8 de agosto de 2025 as inscrições para a 2ª edição do Casamento Coletivo “Enfim Casados – Sem Fronteiras”, que será realizado em Boa Vista. A ação garante gratuidade total no processo de casamento civil para até 120 casais, especialmente migrantes e refugiados que enfrentam dificuldades financeiras.

Ainda restam vagas: quatro no 1º Ofício e dez no 2º Ofício de Registro Civil. Os interessados devem procurar os cartórios participantes até o dia 8, das 8h às 14h, munidos da documentação exigida. A seleção será feita por ordem de chegada. O edital completo está disponível em português, espanhol e inglês no site da instituição: www.defensoria.rr.def.br.

A defensora pública Elceni Diogo, coordenadora da iniciativa, explicou que a proposta facilita o acesso ao casamento civil para estrangeiros que, normalmente, enfrentam altos custos com tradução e apostilamento de documentos. “É uma oportunidade para que os migrantes formalizem suas uniões no Brasil com dignidade e menos burocracia. A gente pede a dispensa de procedimentos que encarecem o processo”, afirmou.

A cerimônia civil está prevista para ocorrer no dia 19 de setembro, em local ainda a ser divulgado. Os casais terão direito à certidão de casamento gratuita, bênção religiosa e cobertura fotográfica. “Faremos uma cerimônia com toda a dignidade, organização e respeito que a ocasião merece. É um momento especial para cada casal”, garantiu Elceni.

A ação é realizada em parceria com a Vara Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), a Operação Acolhida, o Serviço Pastoral do Migrante da Diocese de Roraima, além dos cartórios Loureiro (1º Ofício) e Nathalia Lago (2º Ofício).

A lista dos casais selecionados será publicada no site da DPE-RR, no mural da sede localizada na Av. Sebastião Diniz, nº 1165 – Centro, e nas redes sociais da instituição (@defensoriarr).

📍 Por Marcus Miranda
🗓️ Boa Vista, 30 de julho de 2025
📷 Fotos: ASCOM/DPE-RR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

CPI DAS TERRAS
ORGULHO DE RORAIMA
DPE-RR inicia cadastro gratuito de animais domésticos em Roraima
Inscrições para casamento coletivo “Direito de Amar” na PAMC encerram nesta segunda-feira
CULTURA E IDENTIDADE
Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
EM PACARAIMA: Roraima cumpre mandados da Operação Pharos 2 e prende homem com material pornográfico infantil
SP: Polícia diz que metanol foi adicionado, e não gerado em destilação