Doze línguas indígenas são reconhecidas como patrimônio cultural imaterial de Roraima

IPTU e Taxa de Lixo já estão disponíveis aos contribuintes no site da Prefeitura
Saiba quais alimentos terão tarifa zero de importação
INSS antecipa pagamento de aposentados e pensionistas em março
Prazo do crédito consignado do INSS sobe de 84 para 96 meses

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, durante sessão ordinária nesta terça-feira (6), o Projeto de Lei (PL) nº 310/23, que dispõe sobre o reconhecimento das línguas indígenas faladas no Estado como patrimônio cultural imaterial, e estabelece a cooficialização de línguas indígenas e institui a Política Estadual de Proteção das Línguas Indígenas do Estado de Roraima.

O PL, de autoria do deputado estadual e presidente da Casa, Soldado Sampaio (Republicanos), foi aprovado com 16 votos favoráveis. Conforme justificou o parlamentar em documento, o reconhecimento e o respeito à pluralidade étnico-cultural desses povos impactam no acesso às políticas públicas e à Justiça.

“Por isso, considerando que a linguagem envolve diretamente uma compreensão de mundo e códigos de conduta próprios, é fundamental o reconhecimento das línguas faladas pelos povos indígenas de Roraima como Patrimônio Cultural Imaterial, com a devida cooficialização, bem como a implementação, após aprovado e em vigor esta futura lei, da Política Estadual de Proteção”, diz trecho do Projeto.

Conforme o PL, serão reconhecidas 12 línguas indígenas em Roraima, sendo elas: Hixkaryána (Hixkariána); Ingarikó; Máku; Makuxí; Ninám; Pa tamóna (Kapóng); Sanumá; Taulipáng; Waiwái; Wapixána; Yanomámi; e Yekuána.

O projeto de lei reforça que a cooficialização das línguas indígenas não deve representar qualquer obstáculo à relação com a comunidade não indígena e não afasta o direito ao aprendizado do idioma oficial brasileiro, conforme a política estadual oficial de educação escolar indígena.

Por fim, ainda segundo a justificativa, a aprovação do PL será mais uma forma de garantir que os direitos dos povos indígenas se consolidem por meio de ações e serviços, promovendo sua visibilidade, preservando as particularidades socioculturais de cada etnia, fundamentais para a manutenção da organização social, costumes, línguas, crenças e tradições.

Fonte: Sup Com ALERR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Polícia Civil acompanha inspeção em consultório de médica investigada no caso da morte de defensora pública
Guarda Civil Municipal de Boa Vista celebra 35 anos de existência
Vítimas de grilagem denunciam agressões e invasões de terras em audiência na ALE-RR
IPTU e Taxa de Lixo já estão disponíveis aos contribuintes no site da Prefeitura
Corinthians volta a ser campeão depois de seis anos
TikTok e Instagram dominam a lista dos aplicativos mais baixados no mundo
PRF em Roraima recupera dois semirreboques adulterados
São Paulo quebra hegemonia do Corinthians e fatura Supercopa Feminina