ALE-RR aprova PL que institui incentivo ao crédito do jovem empreendedor

Saiba quais alimentos terão tarifa zero de importação
INSS antecipa pagamento de aposentados e pensionistas em março
Prazo do crédito consignado do INSS sobe de 84 para 96 meses
Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira

O Projeto de Lei (PL) nº 74/2023, de autoria do deputado Marcelo Cabral (Cidadania), foi aprovado com 18 votos e nenhum contrário na sessão ordinária desta terça-feira (6) pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A proposta institui a Política Estadual de Incentivo ao Crédito do Jovem Empreendedor, beneficiando jovens entre 18 e 29 anos de idade sem emprego, cargo ou função pública.

A política tem como objetivos principais desenvolver estratégias e ações para o fortalecimento dos jovens empreendedores, incentivar a criação de empreendimentos de micro e pequenas empresas pelo segmento, desenvolver e promover cursos de capacitação gratuitos e de alta qualidade, buscando parcerias com instituições e empresas, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), entre outros.

Para ter acesso ao benefício, o jovem deverá apresentar um plano de negócios em formulário próprio, conforme regulamento, e ter concluído o ensino médio e feito curso profissionalizante, ou ainda cursar ou ter concluído o ensino superior.

O crédito concedido deve abranger a aquisição de itens diretamente relacionados à implantação, ampliação ou modernização da estrutura das atividades de produção, prestação de serviços e/ou transporte de empreendimentos localizados nas regiões em que os jovens residam, bem como a aquisição de equipamentos e de programas de informática voltados para a melhoria da gestão.

Justificativa

Segundo a justificativa do PL, a proposta está em conformidade com o disposto no inciso III do art. 15 da Lei federal nº 12.852/2013, que prevê a criação de políticas públicas para incentivar a participação dos jovens no mercado de trabalho.

“Essa política proporciona mecanismos e estratégias para o fortalecimento das ações na busca de financiamento e outras facilidades para que os jovens possam iniciar e desenvolver seus negócios. Com isso, busca-se promover a geração de empregos e renda, bem como o fortalecimento do setor produtivo do Estado”, fundamentou Cabral no texto do projeto.

Caberá ao Poder Executivo regulamentar a norma em todos os aspectos necessários para a sua efetiva aplicação.

Fonte: SupCom ALERR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

TikTok e Instagram dominam a lista dos aplicativos mais baixados no mundo
PRF em Roraima recupera dois semirreboques adulterados
São Paulo quebra hegemonia do Corinthians e fatura Supercopa Feminina
Show beneficente apoia mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha e em situação de vulnerabilidade social
Prefeitura abre novo período de matrículas para lista de espera das creches a partir desta segunda-feira, 10
Saiba quais alimentos terão tarifa zero de importação
STF torna réus deputados do PL por suspeita de propina em emendas
Mais de 40 mil famílias de Roraima serão beneficiadas com programa de regularização fundiária