O deputado federal Duda Ramos (MDB) e o senador por Roraima, Hiran Gonçalves (PP), foram destacados pelo público da internet como alguns dos mais destacados parlamentares do país no Prêmio Congresso em Foco. O deputado foi honrado como o parlamentar mais dedicado da região Norte, enquanto o senador se destacou como o quarto melhor representante da região no Senado Federal. Essa distinção foi anunciada durante um evento realizado em Brasília (DF) na noite de quinta-feira (22).
O Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo principal incentivar a sociedade a acompanhar de perto as atividades dos parlamentares e reconhecer aqueles deputados e senadores que demonstraram um desempenho positivo durante o ano no exercício de seus mandatos.
Os vencedores foram escolhidos por meio de um processo de votação que incluiu a participação do público pela internet, bem como a contribuição de jornalistas que cobrem o Congresso e de um júri especializado. A votação ocorreu entre os dias 7 e 31 de agosto.
Além disso, neste ano, foram premiados os cinco deputados e cinco senadores mais votados em cada região do Brasil. Esses vencedores foram selecionados exclusivamente pelo voto popular online.
Vale ressaltar que o sistema de votação foi minuciosamente auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APFC), que emitiu um documento atestando a integridade do processo.
De acordo com as regras deste ano, apenas deputados e senadores que cumpriram pelo menos 60 dias de mandato em 2023, que não enfrentavam processos de improbidade administrativa ou acusações criminais perante o Judiciário, e que não haviam feito apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante desacordo com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos, eram elegíveis para concorrer ao prêmio.
O Prêmio Congresso em Foco, uma iniciativa que teve início em 2006, é promovido pelo Congresso em Foco e tem como objetivo destacar os parlamentares mais destacados no Congresso Nacional, incentivando a cidadania a acompanhar de perto seus representantes e participar ativamente da vida política do país.