960x300 (1)

Ciro Gomes ministra palestra sobre crescimento econômico e sustentável em plenário da ALE-RR

Prefeitura lança edital de chamamento para área de alimentação do festival Mormaço Cultural
Banco Central comunica vazamento de dados de 39 mil chaves Pix
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 9 milhões
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 120 milhões

Evento promovido pelo Poder Legislativo debateu política social, ambiental e econômica, no contexto regional, com a população roraimense

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou, nesta sexta-feira (21), uma sessão especial com a presença do professor, advogado e ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes. O político brasileiro ministrou a palestra “Roraima no contexto do desenvolvimento da Amazônia e suas regiões de fronteira”, que debateu os desafios relacionados à dicotomia sustentabilidade e desenvolvimento econômico.

O evento contou com a presença de autoridades públicas, parlamentares estaduais e federais, e da população roraimense, que lotou o plenário Noêmia Bastos Amazonas. Na palestra, Gomes apresentou dados da política e economia mundial e contextualizou tais informações com o crescimento econômico brasileiro.

O ex-ministro afirmou que ciência e tecnologia são fundamentais para a economia e, por isso, há entraves na política econômica brasileira e amazônica, ao considerar que o país ainda é fortemente voltado ao setor primário (produção de matérias primas e alimentos).

“Roraima tem um potencial extraordinário, mas acredito que deveria ser um laboratório daquilo devemos fazer pelo Brasil. Essa ideia passa pela construção de um projeto, em que as grandes contradições sejam trazidas para a luz da ciência e para o grande pacto político, de forma que possa atender, de forma equilibrada e justa, aos grandes interesses do progresso, da justiça e da superação da miséria e da violência”, frisou Gomes.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou que o conhecimento social e político do ex-governador do Ceará favoreceu o debate sobre o melhor modelo econômico para Roraima.

“Apresentamos ao Ciro a Roraima atual, em que debatemos a realidade da migração venezuelana, da possibilidade da exploração do petróleo e do desenvolvimento da Guiana, considerando também as questões ambientais e indígenas. Esse foi nosso intuito: trazer uma grande liderança da política nacional para dialogar a respeito desses aspectos do desenvolvimento com o povo roraimense”, disse o presidente.

Para a deputada Catarina Guerra (União), o evento possibilitou o debate mais aprofundado sobre desenvolvimento amazônico, com foco nas questões sociais e econômicas de Roraima.

“Ciro Gomes possui um vasto conhecimento político e nos forneceu caminhos para buscarmos o desenvolvimento da Amazônia. Então, a gente recebeu esse evento com muita honra e com muito respeito e sabendo que essa troca de experiência e informação vai ajudar o estado a se desenvolver ainda mais”, ressaltou a deputada.

Homenagem ao convidado

Durante a sessão, Ciro Gomes recebeu da Casa Legislativa a medalha da “Ordem do Mérito Legislativo”, honraria concedida por meio do Decreto Legislativo Nº 039/2024. A proposição é de autoria do presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio.

“Mesmo com quarenta anos de vida pública e ocupando cargos como governador e ministro, essa homenagem da Assembleia Legislativa de Roraima me deixou muito comovido, pois essa honraria simplesmente foi dada porque sou um amante do Brasil, sem estar em cargo público nenhum. É sempre uma honra e alegria estar em Roraima”, declarou Gomes.

A Ordem do Mérito Legislativo é concedida a personalidades do cenário estadual ou nacional pelos relevantes serviços prestados e vinculados ao cumprimento do interesse público. A honraria foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 005/2006.

No Flickr da Assembleia Legislativa são encontrados os registros fotográficos do evento. O acesso é por meio do link https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.

Fonte: SupCom ALERR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

TSE vai enviar observadores para eleições na Venezuela
Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR já confeccionou 30 perucas este ano e segue com arrecadação de cabelos
Ministério Público denuncia policial penal pela morte de agente de saúde
Grupo Galpão realiza oficinas de teatro gratuitas em Boa Vista
Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa participa de seminário sobre tráfico de pessoas e a proteção à criança
Polícia Civil apreende cocaína e munições com garimpeiro
Inscrições no processo seletivo para contratação de técnico especializado em Língua de Sinais vão até 17 de julho
Argentina vence a Colômbia e se torna a maior campeã da Copa América