O Hemoraima, responsável por atender as demandas de sangue da rede hospitalar pública e privada do Estado, está lançando um apelo urgente à comunidade para a doação de sangue, especialmente dos tipos sanguíneos O- e O+, a fim de reforçar seus estoques.
De acordo com Hellen Bessa, assistente social da unidade, a queda no número de bolsas disponíveis se deve ao grande número de acidentes registrados durante o feriado prolongado da Independência.
“Precisamos sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue; estamos enfrentando uma situação crítica, com estoques extremamente baixos de sangue do tipo O positivo e O negativo”, alertou Hellen Bessa.
Segundo o setor de estatísticas da CERMU (Central Estadual de Regulação Médica de Urgência), entre o período de 1º a 12 de setembro, ocorreram 96 acidentes de trânsito, sendo 34 deles durante o feriado prolongado.
Hellen Bessa acrescentou: “Todas essas demandas estão crescendo consideravelmente neste momento, e, por isso, pedimos à sociedade civil, grupos, corporações e instituições que se mobilizem e iniciem campanhas para nos ajudar a manter o Hemoraima, que abastece todas as unidades hospitalares, tanto públicas quanto privadas”.
QUEM PODE DOAR?
Para ser um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade. Caso o doador seja menor de idade, é obrigatório estar acompanhado do tutor legal. Para pessoas acima dos 60 anos, é necessário possuir um histórico de doação.
Além disso, é fundamental que o voluntário esteja em boa saúde, sem sintomas de gripe ou alergias, e que não tenha consumido bebida alcoólica nas últimas 24 horas antes da doação.
O Hemoraima está localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.
Para obter mais informações ou agendar sua doação, entre em contato pelo número (95) 98404-9593. Sua contribuição pode salvar vidas.