Este domingo (1), um apagão na manhã deixou vários bairros da capital Boa Vista e municípios no interior de Roraima sem eletricidade por mais de duas horas.
A interrupção ocorreu por volta das 10h30 da manhã. Às 12h40, o serviço voltou à normalidade.
A Roraima Energia, a empresa responsável pelo serviço no estado, informou em um comunicado nas redes sociais que o apagão ocorreu devido ao desligamento das usinas termelétricas que atendem a rede. As causas do desligamento estão sendo investigadas.
O desligamento automático completo do sistema isolado de Roraima ocorreu, de acordo com um comunicado do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O ONS também informou que, assim que descobriu a situação, “iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia no Estado”. Às 12h03, a carga foi reconstruída.
Os bairros Perola, Nova Cidade, Cinturão Verde, pricumã, 31 de março e Centro de Boa Vista relataram problemas de energia. Os municípios do Cantá, Bonfim e Rorainópolis também tiveram blecaute. A velocidade da internet móvel também foi afetada.
Nesta manhã, os semáforos na avenida Glaycon de Paiva, Ville Roy e nas proximidades do Centro Cívico de Boa Vista foram desativados.
Por ser o único estado do país que não está conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), Roraima dependeu da energia da Venezuela por anos. Mas desde março de 2019, o país parou de fornecer energia ao estado por meio de cinco termelétricas da Roraima Energia.
As usinas térmicas de Monte Cristo na zona rural de Boa Vista, Jardim Floresta e Distrito na zona Oeste e Novo Paraíso em Caracaraí, na região sul do estado, compõem o parque térmico do estado.