A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Secretaria Especial da Mulher, intensifica, neste mês, a campanha “Mechas de Esperança”, que visa arrecadar lenços e mechas de cabelo para confecção de perucas que serão doadas às pacientes em tratamento contra o câncer.
Salões de beleza e qualquer pessoa que queiram participar do gesto solidário, podem deixar as mechas e os lenços – usados principalmente durante a quimioterapia, que provoca a queda de cabelos – na sede da secretaria, situada na Avenida Santos Dumont, n° 1470, bairro Aparecida, zona Norte de Boa Vista.
Para quem vive na região Sul de Roraima, os fios podem ser entregues no Núcleo da Secretaria Especial da Mulher em Rorainópolis, localizado na Avenida Dra. Yandara, nº 3.058, no Centro. Mais informações pelo ZapChame: (95) 98402-0502.
“É preciso que a mecha tenha, no mínimo, 15 centímetros, porque menor que isso não é possível utilizar nas perucas. É importante dizer que o cabelo não precisa ser ‘virgem’, ou seja, também aceitamos cabelo que tenha passado por processo de química. Essa campanha é contínua, mas intensificamos neste mês para conseguir finalizar a confecção de perucas que serão entregues durante o Outubro Rosa. Por isso, é importante que as pessoas participem”, afirmou a diretora da Secretaria Especial da Mulher, Glauci Gembro.
Parcerias pela autoestima
Desde o ano passado, o Poder Legislativo recebe, em parceria com a Liga Roraimense de Combate ao Câncer, as mechas para confeccionar perucas. Até o momento, mais de 80 foram feitas, sendo 52 entregues em 2023 – feitas pelo artesão Airton Alves – e o restante será disponibilizado no próximo mês, em evento realizado pela secretaria.
Neste novo ciclo, a ONG Perucas Santa Catarina se dispôs a produzir os acessórios. Como cada peruca leva muitas mechas para ficar volumosa e perfeita para o uso, a secretaria tem trabalhado incansavelmente para receber os fios.
A instituição conta com o apoio do Salão Beleza & Company, que fica na Avenida Ataíde Teive, nº 1756/1, bairro Liberdade. O corte é gratuito e as madeixas são enviadas ao programa da Assembleia Legislativa. O estabelecimento Miro Beauty Center é um ponto de coleta: recebe mechas e as direciona à secretaria.
“Queremos reforçar a necessidade de doação de lenços para essas mulheres. Temos conseguido as mechas e produzido as perucas. Mas precisamos de lenços, um item importantíssimo nesse momento pelo qual passam essas mulheres. É um gesto de solidariedade que resgata a autoestima de cada uma delas, contribuindo para o bem-estar e sucesso do tratamento”, encerrou Glauci.
Fonte: SupCom ALERR