ALE-RR aprova abono salarial que vai beneficiar mais de 9 mil profissionais da educação

REGULAR E ALTERNATIVO
ALE-RR debate criação de agência reguladora para organizar transporte intermunicipal
INTERMUNICIPAL
‘Teremos diálogos para encontrar solução’, afirmam deputados sobre regularização de transporte em Roraima
TRANSPORTE INTERMUNICIPAL
Cooperativa pede apoio do Legislativo para que regulamentação não prejudique mais de 600 motoristas
FOMENTO À CULTURA
Assembleia Legislativa reconhece utilidade pública de duas associações em Roraima

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou nesta quinta-feira (26), em sessão extraordinária, o Projeto de Lei (PL) nº 289/2024, que concede abono salarial de R$ 4 mil a professores e servidores administrativos da Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed). A proposta, de autoria do Poder Executivo, foi aprovada com 16 votos favoráveis.

O abono beneficiará mais de 9.500 profissionais da educação, incluindo o quadro de magistério público estadual e demais servidores administrativos da Seed. O pagamento, referente ao exercício de 2024, está previsto para ser efetuado até o dia 30 de dezembro.

O benefício atende ao artigo 212-A da Constituição Federal, que determina a aplicação de um percentual mínimo da receita estadual para manutenção e desenvolvimento do ensino.

O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), ressaltou a importância da sessão extraordinária para a aprovação da matéria que garante o rateio do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), destinado aos trabalhadores da educação.

“A matéria chegou na terça-feira e, com agilidade, conseguimos deliberá-la e aprová-la hoje. Mesmo durante o recesso, esta Casa se mobilizou para garantir esse benefício a quase dez mil servidores. Agradeço o empenho e a dedicação de todos os deputados que participaram desse processo”, destacou o presidente.

Reconhecimento parlamentar

Durante a votação, os deputados destacaram a importância do projeto e a agilidade na aprovação.

“Parabenizo o governo pelo compromisso no rateio do Fundeb, assim como a ALE-RR, que, mesmo em recesso, está aqui para aprovar esse projeto tão importante”, afirmou o deputado Rarison Barbosa (PMB).

O deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União) reforçou o caráter constitucional do benefício. “Esse abono é um direito garantido aos profissionais da educação. O Fundeb tem como finalidade melhorar e desenvolver o ensino, e é essencial que isso seja respeitado.”

Já o deputado Marcos Jorge (Republicanos) elogiou a gestão do recurso pelo Governo de Roraima. “Quero destacar a responsabilidade do governador Antônio Denarium com a educação, especialmente porque Roraima é um dos poucos estados que não recebe contrapartida federal no Fundeb. Esse esforço é essencial para mantermos a qualidade do ensino.”

A deputada Aurelina Medeiros (Progressistas) ressaltou o papel da Casa Legislativa: “Mesmo no recesso, a ALE-RR segue trabalhando. Nossa comissão permanente está pronta para aprovar medidas que atendam às demandas da população e garantam o cumprimento das nossas responsabilidades”, afirmou.

O líder do governo na ALE-RR, Coronel Chagas (PRTB), enfatizou a mobilização para garantir o pagamento: “A Casa se empenhou para que o abono fosse aprovado e pago ainda este ano. Foi um esforço conjunto para atender essa demanda”, disse.

Fonte: SupCom ALE-RR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

REGULAR E ALTERNATIVO
ALE-RR debate criação de agência reguladora para organizar transporte intermunicipal
Policiais civis de Roraima podem participar do programa nacional de atendimento psicológico
Câmara aprova projeto que aumenta pena para porte de arma de uso proibido
Câmara aprova projeto que aumenta pena para porte de arma de uso proibido
Mega-Sena não tem acertador e prêmio acumula para R$ 90 milhões
Detran-RR inaugura nova agência descentralizada nesta quinta-feira, 12
INTERMUNICIPAL
‘Teremos diálogos para encontrar solução’, afirmam deputados sobre regularização de transporte em Roraima
Recuperação das aprendizagens é tema de seminário promovido pela Seed