Operação Eldorado: PF Prende Suspeitos de Contrabando de Ouro e Exploração Ilegal em Terras Indígenas Yanomami

RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes
PROTEÇÃO E CUIDADO
Leis e ações da ALERR protegem idosos contra golpes financeiros
RORAIMA, 37 ANOS DE SONHOS E CONQUISTAS
Assembleia Legislativa celebra a força de um estado jovem que cresce com sua gente

A Polícia Federal efetuou hoje (20/9) a prisão de suspeitos vinculados a um esquema de contrabando de ouro e exploração ilegal de minas na Terra Indígena Yanomami, no âmbito da operação Eldorado. Este esquema é estimado em quase 6 bilhões de reais em movimentações financeiras.

Foram cumpridos 2 mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão nos estados de Roraima, Amazonas, Goiás e no Distrito Federal. Estes mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Boa Vista-RR.

A operação Eldorado investiga um esquema complexo que envolve contrabando de ouro venezuelano, trazido clandestinamente para o Brasil como forma de pagamento pela exportação de alimentos por mercados em Roraima e no Amazonas. O ouro contrabandeado era escondido em caminhões pertencentes a transportadoras contratadas, que ingressavam em Roraima sem a devida documentação e pagamento de tributos.

O minério, posteriormente, era adquirido por outros participantes do esquema e direcionado para empresas do setor de exploração de minério aurífero, que o utilizavam para efetuar pagamentos aos supermercados e distribuidoras de alimentos.

Além do contrabando de ouro, o inquérito revelou que os principais investigados estavam envolvidos na exploração ilegal de minério em Terras Indígenas Yanomami e em garimpos clandestinos localizados em diversos estados.

Adicionalmente às prisões e buscas, a Justiça determinou o congelamento dos ativos financeiros, veículos e aeronaves pertencentes aos investigados.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

ALERR lança campanha “Sente, Cuida e Faz” para reforçar atuação voltada ao cidadão
ESPAÇO MULTISSENSORIAL
OUTUBRO ROSA
CPI DAS TERRAS
ORGULHO DE RORAIMA
DPE-RR inicia cadastro gratuito de animais domésticos em Roraima
Inscrições para casamento coletivo “Direito de Amar” na PAMC encerram nesta segunda-feira
CULTURA E IDENTIDADE