DPE-RR inicia cadastro gratuito de animais domésticos em Roraima

Zé Haroldo Cathedral libera R$ 2,9 milhões para ampliar os atendimentos de saúde em Pacaraima e Rorainópolis
Boa Vista ganha voo direto para Guarulhos, maior aeroporto do Brasil
RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes

Serviço emitirá carteira de identificação nacional para cães e gatos e já está disponível na capital

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) passou a oferecer gratuitamente o cadastro e a emissão de carteira de identidade para animais domésticos, projeto voltado para tutores de cães e gatos. A iniciativa, realizada por meio da Defensoria Itinerante, tem o objetivo de facilitar o acesso a serviços e garantir a identificação oficial dos pets em todo o território nacional.

A novidade foi lançada no último dia 17, durante uma ação da Carreta dos Direitos realizada no bairro Nova Canaã, em Boa Vista. Desde então, o serviço já vem sendo procurado por moradores interessados em registrar seus animais. Além das ações itinerantes, a população pode buscar atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da DPE-RR, localizada na Avenida Nossa Senhora da Consolata, nº 613, Centro.

Identidade animal e inclusão social

Segundo a servidora da Defensoria Itinerante Cinthya Guivara, o documento funciona como um RG pet, contendo informações essenciais para identificação do animal.

“Esse cadastro é muito importante para quem é tutor de pet, porque é um registro com validade nacional. A carteira de identidade pode ser apresentada em consultas veterinárias, campanhas de vacinação, viagens e outras situações que exijam comprovação de responsabilidade e proteção animal”, explicou.

O documento contém dados como nome do animal, raça, pelagem, data de nascimento, características físicas e nome do tutor responsável. Além de facilitar a identificação em casos de perda, roubo ou adoção responsável, o cadastro fortalece a proteção dos animais e promove o cuidado responsável.

Atendimento próximo da comunidade

Moradora do bairro Nova Canaã, a dona de casa Katiane Rodrigues, de 45 anos, aproveitou a ação para cadastrar sua cadelinha Mel. Ela destacou a importância da presença da Defensoria em áreas mais distantes do Centro.

“Achei muito boa a iniciativa porque facilita para quem mora longe. Assim não precisamos nos deslocar tanto. Quando vimos que estavam fazendo o cadastro dos animais, aproveitamos na hora”, afirmou.

O serviço também despertou curiosidade de quem passava pelo local. A pedagoga Joana da Silva, de 67 anos, levou seu gatinho Pretinho para fazer a carteira.

“A princípio pensamos que era vacinação, mas quando soubemos que era cadastro de identificação, achamos ainda mais interessante. Eles fazem parte da família e merecem cuidado”, disse.

Como fazer o cadastro

Para cadastrar o animal, o tutor deve apresentar os seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • Dados do animal: nome, raça, cor, data e local de nascimento;
  • Foto digital do pet;
  • Conta ativa no Gov.br.

A DPE-RR reforça que o serviço é gratuito e voltado à promoção de cidadania e responsabilidade socioambiental, reforçando também a atuação da instituição junto à população em situação de vulnerabilidade.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

DPE-RR garante indenização de R$ 10 mil a adolescente vítima de abuso policial ocorrido em agosto de 2023 em Pacaraima.
RORAIMA EM DESTAQUE
NO UIRAMUTÃ
Helena Lima impulsiona talentos do futebol de base com peneira gratuita em Roraima
TRABALHOS DO LEGISLATIVO
Festival de Músicas Autorais de Roraima estreia neste sábado no CAF com 13 artistas e entrada gratuita
PESQUISA E CAUTELA
TRANSPARÊNCIA NA SAÚDE