Violência na Terra Indígena Yanomami: Garimpeiros Executados a Tiros no Rio Uraricoera

Saiba quais alimentos terão tarifa zero de importação
INSS antecipa pagamento de aposentados e pensionistas em março
Prazo do crédito consignado do INSS sobe de 84 para 96 meses
Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira

Dois indivíduos, identificados como Flavio Luiz, de 34 anos, e Daivid Lucas Serrão Sousa, de 15 anos, foram tragicamente assassinados por tiros na região do rio Uraricoera, localizado na Terra Indígena Yanomami. A irmã de Flavio relatou as mortes em um boletim de ocorrência registrado no domingo (24).

O trágico incidente ocorreu na noite de quinta-feira (21), por volta das 23h50. Os corpos das vítimas foram encontrados no leito do rio, amarrados ao motor de uma embarcação.

Segundo o relato da irmã, os garimpeiros e um terceiro homem estavam viajando pelo rio em uma canoa, quando foram “interceptados pelas forças de segurança que estão operando na região.”

No entanto, o Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte, que atua na área, negou qualquer confronto entre militares e garimpeiros resultando em vítimas fatais na data e local mencionados. Eles afirmaram que suas operações são guiadas pelos princípios de legalidade e legitimidade.

De acordo com o relato da irmã, a canoa foi alvo de diversos tiros de fuzil durante a abordagem. O piloto da embarcação foi atingido por uma bala de borracha e conseguiu escapar para a mata. Os garimpeiros, no entanto, foram mortos após serem revistados.

A mulher informou que notificou o caso à Polícia Federal. O G1 tentou entrar em contato com a instituição e com a Força Nacional, que também atua na área indígena, através do Ministério da Justiça, e está aguardando resposta.

Na delegacia, o caso foi registrado como “homicídio qualificado por assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime” e “homicídio qualificado pela traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa da vítima.”

Os corpos dos garimpeiros foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Boa Vista por uma funerária, conforme informou a Polícia Civil, na madrugada desta segunda-feira (25).

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

TikTok e Instagram dominam a lista dos aplicativos mais baixados no mundo
PRF em Roraima recupera dois semirreboques adulterados
São Paulo quebra hegemonia do Corinthians e fatura Supercopa Feminina
Show beneficente apoia mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha e em situação de vulnerabilidade social
Prefeitura abre novo período de matrículas para lista de espera das creches a partir desta segunda-feira, 10
Saiba quais alimentos terão tarifa zero de importação
STF torna réus deputados do PL por suspeita de propina em emendas
Mais de 40 mil famílias de Roraima serão beneficiadas com programa de regularização fundiária