960x300

Teamarr da ALE-RR promove oficinas com foco no desenvolvimento social e empreendedor de autistas adultos

Empresas devem preencher relatório de transparência salarial até sexta
FGTS distribuirá R$ 15,2 bi a trabalhadores
Prefeitura de Boa Vista lança segunda edição da linha de crédito empreendedor rural
Aposentados poderão comprar passagem aérea por até R$ 200 cada trecho

O Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), iniciou, nesta quinta-feira (15), a oficina de Inclusão Empreendedora para adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ideia do projeto é desenvolver talentos e habilidades sociocognitivas, com foco no acesso de autistas ao emprego.

O projeto prático perdurará por dois meses, com aulas todas terças e quintas, das 15h às 18h. Nesse primeiro módulo, a atividade focou no desenvolvimento de habilidades artísticas dos participantes, com a utilização de materiais específicos das artes plásticas, a exemplo de tintas, pincéis, lápis e papel especial. Além do aspecto profissional, a ação é também uma forma de terapia.

“A oficina é voltada para artes visuais, com destaque da pintura como ferramenta terapêutica. Orientamos os alunos desde o início de uma obra, abordando o uso de diferentes materiais, desde os mais acessíveis até os mais sofisticados. A ideia é explorar todas as possibilidades para que cada um possa concluir sua pintura na tela, finalizando assim esse processo criativo e terapêutico”, disse a ministrante da oficina e artista plástica Elizângela Borges.

Nos próximos encontros, as oficinas do Teamarr também vão se aprofundar em outras áreas, a exemplo da culinária e do artesanato. A idealizadora da ação é a terapeuta familiar Claudia Queiroz que destacou os diversos benefícios da atividade.

“Criamos um espaço para que as pessoas com autismo possam se reunir e socializar, superando um dos maiores desafios que elas enfrentam. Além disso, essas oficinas vão além do desenvolvimento de habilidades, pois elas têm um propósito terapêutico e social, ajudando a descobrir talentos e promover o bem-estar”, declarou Claudia.

Um dos participantes é o estudante Pedro Henrique Cavalcante, de 16 anos. Ele realizou algumas terapias no Teamarr e enfatizou como as oficinas podem contribuir para a própria qualidade de vida.

“Eu vejo isso como uma grande oportunidade para socialização e acesso ao mercado de trabalho. Isso nos faz refletir sobre a importância de valorizar as pessoas autistas, pois, embora elas tenham características únicas e, às vezes, um hiperfoco em detalhes que podem parecer insignificantes, esse foco pode ser extremamente valioso em contextos específicos e contribuir para trabalhos futuros”, disse o jovem.

A deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, ao qual o Teamarr é vinculado, reforçou que, apesar do projeto ser o primeiro, a ideia é torná-lo de caráter contínuo no órgão da Casa Legislativa.

“Essas oficinas desenvolvem habilidades, promovem a socialização, e descobrem talentos, incentivando o empreendedorismo e o sentimento de pertencimento. Quando alguém reconhece suas habilidades e percebe que pode transformá-las em uma profissão, isso faz toda a diferença. Com atividades em artes plásticas, artesanato, culinária, beleza, e áreas jurídica e administrativa, estamos iniciando um trabalho que será permanente”, destacou a deputada.

No Flickr da Assembleia Legislativa são encontrados os registros fotográficos da oficina, acessados por meio do link https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.

O programa

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), atende pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA), realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.

O atendimento varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, porém as terapias realizadas na instituição incluem nutricionista, fonoaudiólogo, psicóloga, neuropsicóloga, educador físico, assistente social, consultoria jurídica, bem como se realizam terapias com adultos e pais.

Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: SupCom ALE-RR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Brasil goleia Cuba na estreia na Copa do Mundo de futsal: 10 a 0
Senar-RR promove Feira de Comercialização no Bom Intento neste sábado
Crianças e adolescentes do TEAMARR iniciam atividades físicas no Projeto Desenvolver
Polícia Civil prende promotor de vendas por tráfico de drogas no bairro Caranã
Programa de Direitos Humanos da ALE-RR finaliza semana de capacitação com roda de conversa
Empresa do setor de beleza entrega à Secretaria Especial da Mulher mechas para confecção de perucas
PCRR cumpre mandado de prisão contra acusado de estupro de vulnerável contra quatro crianças
Alunas do CCJuv comovem plateia em apresentação no polo Senador Hélio Campos