Teamarr da ALE-RR alia lazer, socialização e conhecimento em passeio turístico com famílias atípicas

Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo
Receita revoga ato normativo que previa fiscalização do Pix
Dólar sobe para R$ 6,19 com indefinição sobre emendas parlamentares
ALE-RR aprova abono salarial que vai beneficiar mais de 9 mil profissionais da educação

Nesta sexta-feira (27), beneficiários do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), participaram de uma nova forma de terapia aliada à cultura, história e ao turismo de Roraima. Por meio do projeto “Turistea”, famílias atípicas atendidas pelo programa da Casa Legislativa conheceram os pontos turísticos de Boa Vista, em uma experiência repleta de conhecimento e diversão.

Mais de 40 pessoas, entre crianças e adolescentes autistas, juntamente com seus pais, fizeram parte da caravana do Teamarr, que visitou o centro da capital, percorrendo atrações turísticas que misturam a história e o lazer dos boavistenses.

Entre os pontos visitados estavam o Parque do Rio Branco, a Orla Taumanan, o Monumento dos Pioneiros e a Igreja Matriz, todos acompanhados por guias de turismo que forneceram informações detalhadas.

Valentim Coelho, de 13 anos, foi um dos participantes que aproveitaram o momento para relaxar e aprender sobre a cidade. Ele, que é autista atendido pelo Teamarr, se surpreendeu ao subir no mirante localizado às margens do Rio Branco.

“É incrível! Consegui ver minha escola daqui e estou realmente gostando da experiência. É a minha primeira vez, então está sendo bem legal. Eu já tinha passado por perto, mas nunca tinha subido até aqui”, disse o garoto entusiasmado.

Já o João Castro, também de 13 anos, teve uma experiência diferente, pois já havia visitado o local anteriormente. Mesmo assim, ele aprovou a iniciativa. “Eu já tinha vindo antes, mas fiquei bem nervoso com a subida. A vista aqui de cima é simplesmente incrível, a paisagem é linda”, comentou.

Além dos aspectos de socialização por meio do turismo, o passeio do “Turistea” promoveu a integração familiar. A dona de casa Maria Cardoso, mãe de João, aproveitou para ter um momento feliz com o filho, vivenciando uma outra forma de terapia em família.

“Ter meu filho na terapia do Teamarr foi uma oportunidade sensacional, pois ele se desenvolveu muito, especialmente em termos emocionais e psicológicos, o que também foi importante para mim como mãe. Acho que esse passeio foi muito bom nós, porque aumentou nosso conhecimento sobre a cidade e nos divertimos bastante”, relatou Maria.

Múltiplos benefícios

O desenvolvimento deste projeto do Teamarr beneficia diversos públicos. Por um lado, crianças e adolescentes autistas, juntamente com seus pais, têm a oportunidade de visitar pontos históricos e turísticos da cidade. Por outro, há a capacitação prática de guias de turismo para atender ao público com transtorno do espectro autista e demais pessoas atípicas.

O passeio turístico é a segunda fase da capacitação do Teamarr. A primeira ocorreu entre os dias 2 e 6 de setembro, quando os participantes assistiram a palestras sobre turismo inclusivo e gerenciamento de crise, além de oficinas de primeiros socorros.

Na parte prática, realizada nesta sexta-feira, o curso envolveu sete empresas de turismo e alunos do curso técnico em guia de turismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que foram os responsáveis por conduzir a caravana do Teamarr pelos pontos turísticos.

“O curso foi ótimo, uma capacitação essencial para acolher melhor esse público. É a primeira vez que temos um projeto como esse, e é gratificante aprender como tratá-los. Além disso, beneficia as famílias atípicas, que também conhecem o centro histórico de Boa Vista”, relatou a guia de turismo Simeia Oliveira.

A deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, ressaltou o sucesso da atividade e garantiu que outras ações voltadas ao turismo de pessoas atípicas serão realizadas.

“O Turistea é um projeto do Teamarr, com foco no turismo inclusivo. Hoje realizamos nosso primeiro passeio guiado, com guias capacitados para lidar com a inclusão. Isso prepara tanto as empresas turísticas quanto os guias para interagir melhor com autistas e suas famílias. Este é o primeiro de muitos passeios que virão, e uma excelente oportunidade para que todos estejam preparados para a inclusão, que é tão necessária”, enfatizou a parlamentar.

Fonte: SupCom ALE-RR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Cúpula da Segurança Pública de Roraima detalha investigações sobre cinco corpos encontrados em Boa Vista
CCJuv promove palestra “Meu corpo, minhas regras” sobre empoderamento e proteção infantil
PF desencadear operação em Roraima e outros estados da Amazônia para coibir comercialização ilegal de ouro
Prazo para inscrição no Sisu termina hoje
Motocicleta furtada há 5 dias é recuperada pela PRF na BR-401
Preparativos para COP30 impressionam representante da ONU
Trump revoga decretos de Biden sobre Cuba, inteligência artificial e outros
Terra Yanomami tem menos garimpo e fome, mas desafios são diários