Secretário Vanderley Ziger visita CDT e produtores apoiados pela Prefeitura de Boa Vista

Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo
Receita revoga ato normativo que previa fiscalização do Pix
Dólar sobe para R$ 6,19 com indefinição sobre emendas parlamentares
ALE-RR aprova abono salarial que vai beneficiar mais de 9 mil profissionais da educação

Em viagem oficial a Boa Vista para o lançamento do Plano Safra, o secretário Nacional de Agricultura Familiar e Agroecologia, Vanderley Ziger, visitou o Centro de Difusão Tecnológica (CDT) e produtores rurais do Projeto de Assentamento Novo Passarão. A ida à zona rural do município ocorreu nesta quinta-feira, 15.

Como a agricultura alavanca a economia do município, a Prefeitura de Boa Vista tem investido para aumentar e melhorar a produção no campo ao longo dos anos. E foi esse trabalho que Ziger se interessou em conhecer in loco. De acordo com o secretário, o trabalho da gestão tem impactado positivamente a vida no campo.

“Quero destacar a importância estratégica da gestão municipal em apoiar e desenvolver iniciativas como as da zona rural de Boa Vista. Vimos as experiências que as famílias têm com o apoio dessa política [PMDA], programa fundamental para fortalecer a produção de alimentos limpos que vão para a mesa das pessoas”, disse.

Incentivo ao trabalho no campo

Recursos municipais são investidos para melhorar a vida das mais de 2.100 famílias que vivem na zona rural, área em que 1.100 são atendidas pelo Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA). Morador do Novo Passarão há 8 anos, o agricultor Weverton Gonçalves produz com apoio da prefeitura.

“Eu produzo maxixe, quiabo, feijão, melancia, abóbora, milho e melão. A gente entrega esses produtos para a merenda escolar, ou seja, produzimos com o apoio da prefeitura de Boa Vista e ela mesmo compra a nossa produção para alimentar os nossos filhos na escola. O PMDA ajudou muito a levantar e manter o nosso sítio”, contou.

Políticas públicas para a zona rural

Lançado em 2018, o PMDA oferece condições seguras aos produtores, permitindo que o produtor rural receba acompanhamento desde o preparo do solo até a colheita. Segundo o secretário adjunto de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, a produção nas lavouras de Boa Vista tem crescido cada vez mais com o apoio da gestão.

“Tivemos a oportunidade de mostrar todo o trabalho que a prefeitura faz voltado para o atendimento do produtor rural. A agricultura familiar do nosso município é forte e cada vez mais produz alimentos de qualidade para abastecer não só a mesa do boa-vistense, mas também de outros municípios e até de outros estados”, destacou.

Lançamento Plano Safra

Na quarta-feira, 14, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) lançou o Plano Safra da Agricultura Familiar no estado, na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Devido aos investimentos no campo, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista chamou a atenção do representante do Governo Federal.

Fonte: Semuc/PMBV

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Cúpula da Segurança Pública de Roraima detalha investigações sobre cinco corpos encontrados em Boa Vista
CCJuv promove palestra “Meu corpo, minhas regras” sobre empoderamento e proteção infantil
PF desencadear operação em Roraima e outros estados da Amazônia para coibir comercialização ilegal de ouro
Prazo para inscrição no Sisu termina hoje
Motocicleta furtada há 5 dias é recuperada pela PRF na BR-401
Preparativos para COP30 impressionam representante da ONU
Trump revoga decretos de Biden sobre Cuba, inteligência artificial e outros
Terra Yanomami tem menos garimpo e fome, mas desafios são diários