Secretaria Especial da Mulher entrega perucas da campanha ‘Mechas de Esperança’ a pacientes do Cecor

JUNHO VIOLETA
ALE-RR alerta para violência contra idosos e reforça papel da sociedade na proteção de pessoas com 60 anos ou mais
EM CARACARAÍ
Navio-Patrulha Roraima retorna ao estado após 15 anos e abre visitação pública nos dias 16 e 17 de junho
NO BURITIS
CCJuv abre inscrições para aulas de Pickeball para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos   assembleiarr NO BURITIS CCJuv abre inscrições para aulas de Pickeball para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos
TRANSPARÊNCIA
Comissão de Viação, Transportes e Obras da ALE-RR faz visita técnica em obras do Parque Anauá

A Secretaria Especial da Mulher (SEM) fechou uma parceria com o Centro de Oncologia de Roraima (Cecor) que, na sexta-feira (13), recebeu perucas da campanha “Mechas de Esperança”. O local atende pacientes em tratamento de câncer no Estado e, até o momento, já entregou cinco unidades.

A cabeleireira Marleide Amancio faz tratamento contra um linfoma há quase dois anos. Ela conta que não deixou se abater ao receber o diagnóstico.

“Eu não fiquei triste, pois, o que nos mata não é nem a doença, mas o pensamento, a sua mente. Então, nesse quesito, sempre fui para cima, dizendo a mim mesma que vou vencer, que nada vai me derrubar. Há pessoas passando por situações piores. Só tenho que agradecer a Deus, porque Ele me deu a chance de ter médicos maravilhosos”, frisou.

Nesta terça-feira (17), ela foi até o Cecor para consulta de rotina, quando foi surpreendida com a disponibilidade das perucas. Para ela, que escolheu um modelo parecido com seus cabelos naturais, a ação devolve a autoestima para quem a perdeu devido ao tratamento agressivo.

“A gente, quando está careca, se sente a pior das mulheres, porque o cabelo é a nossa estrutura. Você se sente bem quanto tem cabelo, amada e poderosa e, quando o perde, fica sem autoestima e não há nada que te faça se sentir melhor. Essa ação é muito bonita e ajuda muitas mulheres. Só quem passa por esse processo entende”, avaliou Marleide.

Conforme Juliana Gomes, médica clínica-geral do Cecor, é gratificante para a instituição ser um ponto de apoio para a SEM, pois a maioria das pacientes que transitam pelo centro, necessitam desse suporte emocional.

“Além disso, é a autoestima delas. Estamos entregando a possibilidade de se olharem novamente, se quererem, se gostarem e terem forças para lutar, porque isso é mais importante. O tratamento oncológico, por si só, maltrata muito o físico e a mente, e, quando recebemos o carinho da SEM e de outros parceiros, é tão importante quanto a medicação que vai na veia dessa paciente”, detalhou.

Rayza Fialho, servidora da SEM, reforçou a importância da doação para a campanha que se tornou permanente. “Se você for cortar o cabelo, doe, porque isso vai fazer diferença na vida dessas mulheres”, ressaltou.

Segundo ela, o órgão de acolhimento à mulher estava à procura de novos parceiros para doação dos acessórios. A iniciativa é da SEM e da Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC), associação voluntária que atende mulheres vítimas da doença de forma totalmente gratuita.

“Chegamos aqui e fomos muito bem recebidas. No mesmo dia, trouxemos as perucas, montamos as prateleiras e já teve pessoas que as levaram para usá-las. É uma campanha que vai ficar durante o ano todo e precisamos que a população doe mechas. Saber que o Poder Legislativo está aqui, é de grande alegria. Olhar a felicidade delas é de grande valia. Que esse projeto se estenda para outros lugares”, destacou Rayza Fialho.

Onde entregar

Para quem deseja doar, as mechas e lenços de cabelos podem ser deixados na sede da SEM, na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida; na Assembleia Legislativa, na Praça do Centro Cívico, 202; e no Cecor, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3497, Mecejana. Os dois primeiros funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Já o ultimo, das 8h às 17h.

Fonte: ALE-RR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

JUNHO VIOLETA
ALE-RR alerta para violência contra idosos e reforça papel da sociedade na proteção de pessoas com 60 anos ou mais
Construção civil segue liderando geração de empregos em Roraima
Comissão aprova projeto que cria linha de crédito para armazenagem e irrigação no campo
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões
EM CARACARAÍ
Navio-Patrulha Roraima retorna ao estado após 15 anos e abre visitação pública nos dias 16 e 17 de junho
NO BURITIS
CCJuv abre inscrições para aulas de Pickeball para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos   assembleiarr NO BURITIS CCJuv abre inscrições para aulas de Pickeball para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos
Comissão aprova garantia de emprego para convocados ao serviço militar durante contrato de experiência
Drones do tráfico de drogas afetam 21 voos no aeroporto de Guarulhos