960x300

Posse dos parlamentares jovens roraimenses será nesta quarta-feira, na ALE-RR

Empresas devem preencher relatório de transparência salarial até sexta
FGTS distribuirá R$ 15,2 bi a trabalhadores
Prefeitura de Boa Vista lança segunda edição da linha de crédito empreendedor rural
Aposentados poderão comprar passagem aérea por até R$ 200 cada trecho

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizará nesta quarta-feira (14), no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, a partir das 9h, a cerimônia de posse dos novos integrantes do Parlamento Jovem Roraimense (PJR) 2024.

O evento marca o início dos trabalhos desta edição do programa, que visa proporcionar a 24 estudantes do 1º ano do ensino médio uma experiência prática do funcionamento do poder legislativo, estimulando o desenvolvimento de habilidades de liderança, debate e formulação de políticas públicas.

Conduzido pela Superintendência de Programas Especiais da ALE-RR, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o PJR 2024 traz novidades significativas. Além de cinco escolas de Boa Vista, destaca-se a participação de escolas do interior (Cantá, Mucajaí, Alto Alegre, Caracaraí e Rorainópolis), incluindo, pela primeira vez, uma instituição indígena, a Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante, localizada no município de Cantá.

Para o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), a iniciativa celebra a democracia e prepara uma nova geração de cidadãos conscientes e ativos para a construção de um futuro melhor para o estado.

Segundo o presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), a vivência parlamentar ajuda a moldar líderes conscientes do dever público /Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

“O Parlamento Jovem Roraimense não só educa sobre a escolha dos representantes políticos, mas também conscientiza nossos jovens sobre a vida pública, dando-lhes voz e participação ativa no processo legislativo. Estamos formando os futuros líderes do nosso Estado”, destacou.

Marília Pinto, superintendente de Programas Especiais, afirma que aproximar o jovem da política instituição é o grande trunfo do projeto /Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

De acordo com a superintendente de Programas Especiais, Marília Pinto, o impacto do programa na inserção da juventude na política é inquestionável. “Eles passam a entender como se dá o processo legislativo, a importância da Assembleia e como a política pode ou deve ser. Creio que esse é o maior objetivo deste projeto”, salientou.

Rito legislativo

Durante a solenidade de posse, os 24 jovens parlamentares, acompanhados de seus padrinhos políticos, estarão vestidos formalmente, com os rapazes usando paletó e gravata, e as moças em trajes adequados à ocasião, refletindo a importância do momento para suas vidas e formação.

De acordo com a diretora do Cerimonial do Poder Legislativo, Sílvia Macedo, a posse do PJR segue o mesmo rito de uma cerimônia oficial /Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Esses jovens têm como padrinhos nossos deputados. E a posse segue o mesmo rito da posse dos nossos deputados; é regimental. Quem atuará como presidente na cerimônia será o deputado jovem com maior idade entre eles, já os dois secretários serão escolhidos aleatoriamente”, adiantou a diretora do Cerimonial do Poder Legislativo, Silvia Macedo.

Após a composição da mesa, será feita a leitura do termo de posse e do juramento, que todos os eleitos prestarão antes de assinarem o termo. Em seguida, ocorrerá a eleição e a posse da mesa diretora.

O cronograma prevê, além da posse, sessões ordinárias mensais (12 de setembro, 9 de outubro e 13 de novembro) para discussão de proposições legislativas, e culminará com uma cerimônia de encerramento e entrega de premiação em 12 de dezembro.

Todas as etapas serão transmitidas ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelas redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr), permitindo que a população acompanhe de perto o desenvolvimento dessas novas lideranças e suas contribuições para Roraima.

Confira os parlamentares jovens roraimenses, por município e escola:

BOA VISTA

Colégio Estadual Militarizado Professor Carlo Casadio: Júlia Oliveira e Arthur Aniceto
Escola Estadual Professora Vanda da Silva Pinto: Ryan Silva 244 e Amanda Fernandes

Escola Estadual Lobo D’Almada: Arthur Vinícius, Jamylle, Renan Barbosa e Deise Lopes

Escola Estadual Gonçalves Dias: Mateus Araújo e Paulo Henrique

Escola Estadual Senador Hélio da Costa Campos: Tiago Pires, Freinyer José e Gabriel Reyes

ALTO ALEGRE

Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira: Marcelo Ferreira e Eyshila Souza

CANTÁ
Colégio Estadual Militarizado José Aureliano da Costa
: Josué Miguel e Nanda

Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante: Janete Adão

CARACARAÍ
Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra
: MBAPPE e Letícia

MUCAJAÍ
Escola Estadual Padre José Monticone
: Vick Oliveira e Saidimar Narvaez

RORAINÓPOLIS
Escola Estadual José de Alencar
: Brenda Rodrigues e Pedro Lucas

Fonte: SupCom ALERR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Brasil goleia Cuba na estreia na Copa do Mundo de futsal: 10 a 0
Senar-RR promove Feira de Comercialização no Bom Intento neste sábado
Crianças e adolescentes do TEAMARR iniciam atividades físicas no Projeto Desenvolver
Polícia Civil prende promotor de vendas por tráfico de drogas no bairro Caranã
Programa de Direitos Humanos da ALE-RR finaliza semana de capacitação com roda de conversa
Empresa do setor de beleza entrega à Secretaria Especial da Mulher mechas para confecção de perucas
PCRR cumpre mandado de prisão contra acusado de estupro de vulnerável contra quatro crianças
Alunas do CCJuv comovem plateia em apresentação no polo Senador Hélio Campos