Polícia Civil indicia acusados por maus-tratos a animal

Saiba quais alimentos terão tarifa zero de importação
INSS antecipa pagamento de aposentados e pensionistas em março
Prazo do crédito consignado do INSS sobe de 84 para 96 meses
Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira

A Polícia Civil de Roraima, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, instaurou um Inquérito Policial por Portaria para apurar o crime de maus-tratos a animais, após identificar o abandono de um cão da raça pitbull, no bairro Centenário. Duas pessoas foram indiciadas pelo crime.

De acordo com a delegada adjunta da DPMA, Maryssa de Oliveira Lima Batista, as investigações apontam que os donos do animal, um casal de irmãos identificados como D.N.P., de 31 anos e a irmã dele, D.N.P. de 28 anos, abandonaram o cachorro após constatar que ele estava doente e não tiveram como arcar com os custos do tratamento.

O caso foi registrado na DPMA por um médico veterinário, após ter sido acionado para socorrer o animal que havia sido encontrado por uma mulher, em uma via pública e ter identificado que ele havia sido abandonado doente.

Conforme a delegada do DPMA, Maryssa Batista, as investigações apontaram que o cachorro encontrado tinha uma tutora, e que ele havia sido atendido em uma clínica veterinária da cidade recentemente.

“Com isso, conseguimos identificar a tutora que confirmou a posse do animal, identificado como Luke, um pitbull. A dona afirmou que ele começou a apresentar dificuldades de locomoção e outros problemas de saúde a partir do dia 18 de setembro deste ano. Ela buscou atendimento veterinário numa clínica particular, onde foram realizados exames, mas optou por não prosseguir com o tratamento na clínica e tratá-lo em casa”, relatou a delegada.

Conforme Maryssa, em depoimento, a tutora relatou que transferiu o animal aos cuidados de seu irmão, por não ter condições financeiras de arcar com o tratamento. O homem, que também prestou depoimento na delegacia, admitiu que optou por abandonar o animal na rua, após constatar a gravidade de sua doença.

“Diante dos depoimentos, foram constatados indícios suficientes de abandono do animal, caracterizando o maus-tratos ao animal.

Para a delegada é importante reforçar que o abandono de animais configura crime de maus-tratos previsto na legislação brasileira, com pena de reclusão, e alerta a população sobre a importância de tratar a posse responsável de animais domésticos com o devido zelo.

“Casos de abandono, assim como outras formas de maus-tratos, são investigados rigorosamente pela DPMA, visando responsabilizar os autores desses crimes”, disse a delegada.

De acordo com Maryssa Batista, o animal foi acolhido por uma família e está recebendo os cuidados necessários para seu bem-estar.

“A Polícia Civil reitera seu compromisso com a proteção dos animais e do meio ambiente e encoraja a população a denunciar atos de abandono e crueldade contra animais por meio do 190 ou em qualquer delegacia”, disse.

Fonte: PCRR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

TikTok e Instagram dominam a lista dos aplicativos mais baixados no mundo
PRF em Roraima recupera dois semirreboques adulterados
São Paulo quebra hegemonia do Corinthians e fatura Supercopa Feminina
Show beneficente apoia mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha e em situação de vulnerabilidade social
Prefeitura abre novo período de matrículas para lista de espera das creches a partir desta segunda-feira, 10
Saiba quais alimentos terão tarifa zero de importação
STF torna réus deputados do PL por suspeita de propina em emendas
Mais de 40 mil famílias de Roraima serão beneficiadas com programa de regularização fundiária