Passageiros de terminal de ônibus em Boa Vista são orientados sobre o combate à violência contra a mulher

JUNHO VIOLETA
ALE-RR alerta para violência contra idosos e reforça papel da sociedade na proteção de pessoas com 60 anos ou mais
EM CARACARAÍ
Navio-Patrulha Roraima retorna ao estado após 15 anos e abre visitação pública nos dias 16 e 17 de junho
NO BURITIS
CCJuv abre inscrições para aulas de Pickeball para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos   assembleiarr NO BURITIS CCJuv abre inscrições para aulas de Pickeball para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos
TRANSPARÊNCIA
Comissão de Viação, Transportes e Obras da ALE-RR faz visita técnica em obras do Parque Anauá

O Terminal de Ônibus Urbano de Boa Vista foi palco de uma mobilização promovida pela Secretaria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (SEM/ALE-RR) na tarde desta terça-feira (26). A iniciativa integra a campanha nacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”.

A ação, realizada em um dos pontos mais movimentados da capital roraimense, incluiu a distribuição de panfletos informativos sobre o tema e orientações ao público acerca dos tipos de violência e da importância do combate, além de divulgar os canais de denúncia.

De acordo com a diretora do Centro de Apoio à Mulher (CHAME), Hanna Monteiro, vinculado à SEM, a campanha reforça o trabalho contínuo realizado ao longo do ano.
“Não só nesse dia, mas todos os dias o CHAME, por meio da Secretaria, promove esse apoio, mostrando o caminho para as mulheres buscarem ajuda. Sempre reforçamos que a rede de proteção está maior e mais potente do que antes”, destacou.

Raiany de Oliveira, vendedora em uma loja de cosméticos e usuária do transporte coletivo, elogiou a iniciativa, destacando sua importância para a conscientização da sociedade.
“É uma utilidade para quem não tem esse tipo de conhecimento ou acesso à informação. Muitas vezes, as mulheres não sabem que a violência vai além da física e que é importante denunciar”, afirmou.

A auxiliar de cozinha Norelys de Carmen também parabenizou a ação, enfatizando que o conhecimento pode salvar vidas. “Muitas mulheres desconhecem essas informações e têm medo. Geralmente, as vítimas que sofrem agressão em casa não sabem procurar ajuda, então é fundamental divulgar”, ressaltou.

A mobilização se repetirá na próxima sexta-feira (29), em frente à SEM, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida.

Tipos de violência

Todos os dias, milhares de mulheres ao redor do mundo são vítimas de violência doméstica e familiar, que pode se manifestar de diferentes formas: física, psicológica, moral, patrimonial, sexual, virtual e política.

Em Roraima, a Secretaria Especial da Mulher atua na prevenção e enfrentamento da violência por meio de atendimentos multidisciplinares nas áreas de psicologia, assistência social e jurídica.

A instituição oferece diversos projetos ao longo do ano, como o Grupo Terapêutico Flor de Lótus, cursos de defesa pessoal para mulheres e o Centro Reflexivo Reconstruir, voltado para a ressocialização de agressores, seja por encaminhamento judicial ou busca espontânea.

Campanha

Instituída no Brasil em 2013, a campanha “21 Dias de Ativismo” começa no Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e se encerra em 10 de dezembro, data da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ambas as datas são simbólicas e reforçam a sensibilização sobre a violência de gênero.

A iniciativa é uma extensão da campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, criada em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e atualmente realizada em mais de 150 países.

Em Roraima, a Lei nº 1.937/2024 instituiu a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Combate à Violência contra a Mulher e ao Racismo e pelos Direitos Humanos”. Além das datas já mencionadas, a campanha estadual também faz referência: ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro); ao Dia Mundial de Combate à AIDS (1º de dezembro); e ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (6 de dezembro).

Fonte: SupCom ALE-RR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Forças estaduais de segurança reforçam ações estratégicas contra a criminalidade em Boa Vista
Comissão aprova obrigatoriedade de bares e casas noturnas prestarem auxílio a mulheres em situação de risco
TV Brasil exibe rodada dupla do Brasileirão Feminino neste sábado
JUNHO VIOLETA
ALE-RR alerta para violência contra idosos e reforça papel da sociedade na proteção de pessoas com 60 anos ou mais
Construção civil segue liderando geração de empregos em Roraima
Comissão aprova projeto que cria linha de crédito para armazenagem e irrigação no campo
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões
EM CARACARAÍ
Navio-Patrulha Roraima retorna ao estado após 15 anos e abre visitação pública nos dias 16 e 17 de junho