Indígenas da Comunidade Bananal visitam Teatro Municipal

Alunos indígenas visitam teatro
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025
Policial militar morre após perder controle de moto e ser atropelado por uma caçamba em Boa Vista
Motociclista morre após ser atingido por carro dirigido por jovem bêbado no Sul de Roraima
Desenvolve RR faz prospecção de clientes durante feira em Normandia

Com a proposta de promover intercâmbio e acesso à cultura, um grupo de 20 jovens indígenas da Comunidade do Bananal visitou, pela primeira vez o Teatro Municipal na tarde desta última quinta-feira, 3.

O convite foi feito pela Fundação Viajart, que promove a I Mostra de Violoncelos de Roraima em parceria com a prefeitura, contemplando profissionais do Instituto Boa Vista de Música com a oferta de oficinas, palestras, dentre outras atividades.

Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de assistir ao último ensaio da Orquestra Sinfônica do IBVM antes do concerto de abertura, que acontece nesta sexta-feira, 4, a partir das 20h, na Sala Roraimeira do Teatro Municipal (saiba mais, abaixo).

Além de assistir ao ensaio, os jovens também puderam subir ao palco do teatro para ver e ouvir de perto os mais diversos instrumentos musicais. Ao final, eles tiveram ainda um momento de bate-papo com os músicos.

“A maioria deles nunca nem tinha vindo a Boa Vista. Foi uma oportunidade para eles abrirem um pouco os horizontes e, quem sabe um dia, estarem ali em cima do palco, tocando algum instrumento. De fato, é uma experiência única para todos eles e tenho certeza que eles levarão para toda vida”, disse Clotildo Lima, 2° Tuxaua da Comunidade do Bananal.

UM NOVO OLHAR – A jovem indígena Maria Fernanda tem contato com a música através de um grupo de coral da igreja, em sua comunidade. “É uma experiência enriquecedora. Sempre gostei de música e tenho muita vontade de aprender a tocar um instrumento, mas até então não tive oportunidade”, contou.

Esli Alves também deu detalhes do que a visita representou para ele. “É a primeira vez que assisto e ouço de perto uma orquestra. Fiquei muito emocionado. É uma experiência inesquecível que farei questão de contar para o meu filho e se Deus quiser trazer ele aqui para conhecer também”, falou.

PROGRAMAÇÃO –  Nesta sexta-feira, 4, a Orquestra Sinfônica do IBVM fará o concerto de abertura da mostra, sob a regência do maestro e professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Luciano Camargo. Ele foi convidado pelo também maestro e diretor musical do IBVM, Beany Cabrera.

A programação segue no sábado, 5, com as chamadas ‘masterclass’ no horário da manhã e tarde. À noite, a partir das 20h, acontecerá o concerto de encerramento. “Será o Ensamble de Violoncelos, que representará a integração entre alunos e professores do IBVM, juntamente com músicos de outros estados também”, explicou Beany.  

Os ingressos para ambos os espetáculos já estão esgotados, pois foram disponibilizados 400 ingressos, tendo em vista a pandemia de covid-19. Além disso, será exigido do público o uso de máscara, disponibilizado álcool em gel e os acentos do teatro respeitarão as regras de distanciamento social.

PROFESSORES CONVIDADOS – Franklin Martins: Mestrando em performance pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de professor e membro voluntário da Fundação Viajart;

– Luciano Camargo: Regente graduado pela Universidade de São Paulo (USP), compositor, mestre e doutor em musicologia analítica, pela mesma instituição. Também é professor de regência e canto coral na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

– Fabio Soren Presgrave: Bacharel e mestre pela renomada Julliard School of Music, em Nova York. É vice-diretor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professor colaborador dos programas de pós-graduação em música da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Fonte: Semuc

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Empresário e funcionária pública acusados de estupro de vulnerável são presos pela polícia
Governo contratará psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas para atender rede estadual de ensino
ALE-RR discute políticas públicas em visita de diretor da Casa de Governo a Roraima
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025
Empreendedores participam de oficina sobre Microcrédito Consciente
PRF em Roraima apreende arma de fogo, ouro, minérios e combustível contrabandeado
Curso de edição de fotos e vídeos para celular aprimora habilidades de servidores da ALE-RR
Policial militar morre após perder controle de moto e ser atropelado por uma caçamba em Boa Vista