960x300 (1)

Feira de ciências do Teamarr promove atividades sensoriais para crianças e adolescente

Prefeitura lança edital de chamamento para área de alimentação do festival Mormaço Cultural
Banco Central comunica vazamento de dados de 39 mil chaves Pix
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 9 milhões
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 120 milhões

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), promoveu, nesta sexta-feira (5), atividades lúdicas e sensoriais alusivas ao Dia Nacional da Ciência, celebrado em 8 de julho. Salas temáticas foram produzidas pelos servidores do programa da Casa Legislativa para proporcionar às crianças, adolescentes e pais de autistas um mergulho no mundo da cientificidade, com uma grande dose de diversão e conhecimento.

Nos ambientes onde tradicionalmente são realizadas as terapias, a equipe multidisciplinar do Teamarr preparou os temas da feira de ciências: mundo dos dinossauros, vulcões, metamorfose da borboleta e até mesmo o espaço sideral e sistema solar foram abordados de forma inclusiva e divertida.

Além disso, um painel sensorial foi produzido para mostrar as diversas texturas de alimentos e objetos, tudo com o intuito de aliar terapias, os conhecimentos científicos e brincadeiras para crianças e adolescentes.

“A feira de ciência foi extremamente interessante e uma iniciativa muito importante para o desenvolvimento infantil, pois ela estimula a parte sensorial das crianças, o que é fundamental. Achei essa iniciativa muito especial e admirável”, disse a enfermeira Carmem Assis, quando viu o filho Davi, de 7 anos e um dos atendidos pelo Teamarr, curtindo as salas temáticas.

A deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, ao qual o Teamarr é vinculado, destacou que a ação é destinada a toda família e pretende aproximar o público atendido dos processos científicos.

“Planejamos esta iniciativa com foco no Dia Nacional da Ciência, comemorado em 8 de julho. Queremos mostrar às famílias e frequentadores que podemos ensinar às crianças e adolescentes a paixão pela ciência de forma lúdica e adaptada, despertando curiosidade e descobrindo habilidades. Com isso, esperamos que os pais também promovam atividades científicas para os próprios filhos”, disse a parlamentar.

Até mesmo quem não conhecia o programa da ALE-RR, decidiu participar da feira. A dona de casa Sandra Coelho levou a filha Amanda, de 9 anos, para também aprender e se divertir com espaços criados na sede do Teamarr.

“Vi uma reportagem no jornal da manhã sobre essa feira e fiquei ansiosa e curiosa para conhecer. Então trouxe minha filha e estou gostando muito, pois é ótimo aprender mais sobre o autismo e esse mundo das ciências. Fiquei surpresa com a metamorfose da borboleta e as demonstrações do vulcão e do redemoinho”, contou Sandra.

De acordo com Ana Vitória Matos, servidora do Teamarr, a iniciativa procurou ainda trabalhar questões sociais e de ambientação escolar com as crianças. “A feira envolve muitas pessoas e movimento, e queremos que as crianças vivenciem isso, explorando também as capacidades sensoriais. O estímulo ajuda as crianças a se entenderem melhor com o meio e os outros. Por isso, pedimos a presença dos pais para que possam compartilhar essa experiência com os filhos”, ressaltou.

Os registros fotográficos da feira de ciências promovida pelo Teamarr podem ser conferidos no Flickr do Poder Legislativo no endereço: https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.

Teamarr

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), atende pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA), realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.

O atendimento varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, porém as terapias na instituição incluem nutricionista, fonoaudiólogo, psicóloga, neuropsicóloga, educador físico, assistente social, consultoria jurídica, bem como se destinam a adultos e pais.

Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: SupCom ALERR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

TSE vai enviar observadores para eleições na Venezuela
Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR já confeccionou 30 perucas este ano e segue com arrecadação de cabelos
Ministério Público denuncia policial penal pela morte de agente de saúde
Grupo Galpão realiza oficinas de teatro gratuitas em Boa Vista
Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa participa de seminário sobre tráfico de pessoas e a proteção à criança
Polícia Civil apreende cocaína e munições com garimpeiro
Inscrições no processo seletivo para contratação de técnico especializado em Língua de Sinais vão até 17 de julho
Argentina vence a Colômbia e se torna a maior campeã da Copa América