Alunos da Escola Municipal Pedro Ferreira Monteiro, no bairro Laura Moreira, contam agora com novos espaços de aprendizagem que foram inaugurados nesta sexta-feira, 16. O destaque é para a Sala de Recursos Multifuncionais, que oferecerá suporte pedagógico às 23 crianças com deficiência atendidas atualmente na unidade, na modalidade de educação especial.
Também foram inaugurados dois espaços de aprendizagem, localizados na área externa da unidade. Um deles é o ‘escovômetro’, local dedicado para incentivar os pequenos desde cedo a fazer a correta escovação bucal. O outro, um chuveirão para amenizar o calor, além de estimular os pequenos a terem mais autonomia na hora do banho.
“A Sala de Recursos Multifuncionais vai contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento dos nossos alunos da educação especial, permitindo que façamos atividades direcionadas, específicas para cada uma dessas crianças. Também inauguramos esses outros espaços com intencionalidade pedagógica, para que as crianças possam aprender de maneira lúdica hábitos importantes de higienização. É uma forma de estimular a autonomia deles, além de promover saúde e bem-estar”, disse a gestora da unidade, Elizama Lindoso.
Espaço inclusivo
Com esta inauguração, a Rede Municipal de Ensino passa a contar com 76 salas de recursos multifuncionais. Atualmente, são 3.223 alunos inclusos na modalidade de Educação Especial, destes 2.456 são considerados público-alvo, entre crianças com deficiência física, intelectual, auditiva ou visual e alunos com altas habilidades. Elas são assistidas por meio dos chamados Atendimentos Educacionais Especializados (AEE), feitos por 146 professores distribuídos por escolas da capital, do campo e indígenas.
Para a assistente administrativa, Alice Macedo, mãe do Anthonny Ghabriel, de 6 anos, o novo espaço será de grande contribuição. “Meu filho tem autismo e essa sala era muito aguardada por mim e outros pais aqui da escola. A gente espera que esse novo espaço traga mais desenvolvimento para os nossos filhos. Fiquei muito feliz com essa oportunidade”, disse.
Para Anthonny, a escola é um espaço tanto de aprendizado quanto de diversão. “Eu adorei o joguinho de encaixar as peças. Gostei muito da sala. Eu gosto de vir para a escola”, revelou ele.
Fonte: Semuc/PMBV