Serviço emitirá carteira de identificação nacional para cães e gatos e já está disponível na capital
A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) passou a oferecer gratuitamente o cadastro e a emissão de carteira de identidade para animais domésticos, projeto voltado para tutores de cães e gatos. A iniciativa, realizada por meio da Defensoria Itinerante, tem o objetivo de facilitar o acesso a serviços e garantir a identificação oficial dos pets em todo o território nacional.
A novidade foi lançada no último dia 17, durante uma ação da Carreta dos Direitos realizada no bairro Nova Canaã, em Boa Vista. Desde então, o serviço já vem sendo procurado por moradores interessados em registrar seus animais. Além das ações itinerantes, a população pode buscar atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da DPE-RR, localizada na Avenida Nossa Senhora da Consolata, nº 613, Centro.
Identidade animal e inclusão social

Segundo a servidora da Defensoria Itinerante Cinthya Guivara, o documento funciona como um RG pet, contendo informações essenciais para identificação do animal.
“Esse cadastro é muito importante para quem é tutor de pet, porque é um registro com validade nacional. A carteira de identidade pode ser apresentada em consultas veterinárias, campanhas de vacinação, viagens e outras situações que exijam comprovação de responsabilidade e proteção animal”, explicou.
O documento contém dados como nome do animal, raça, pelagem, data de nascimento, características físicas e nome do tutor responsável. Além de facilitar a identificação em casos de perda, roubo ou adoção responsável, o cadastro fortalece a proteção dos animais e promove o cuidado responsável.
Atendimento próximo da comunidade

Moradora do bairro Nova Canaã, a dona de casa Katiane Rodrigues, de 45 anos, aproveitou a ação para cadastrar sua cadelinha Mel. Ela destacou a importância da presença da Defensoria em áreas mais distantes do Centro.
“Achei muito boa a iniciativa porque facilita para quem mora longe. Assim não precisamos nos deslocar tanto. Quando vimos que estavam fazendo o cadastro dos animais, aproveitamos na hora”, afirmou.
O serviço também despertou curiosidade de quem passava pelo local. A pedagoga Joana da Silva, de 67 anos, levou seu gatinho Pretinho para fazer a carteira.
“A princípio pensamos que era vacinação, mas quando soubemos que era cadastro de identificação, achamos ainda mais interessante. Eles fazem parte da família e merecem cuidado”, disse.
Como fazer o cadastro
Para cadastrar o animal, o tutor deve apresentar os seguintes documentos:
- RG e CPF;
- Dados do animal: nome, raça, cor, data e local de nascimento;
- Foto digital do pet;
- Conta ativa no Gov.br.
A DPE-RR reforça que o serviço é gratuito e voltado à promoção de cidadania e responsabilidade socioambiental, reforçando também a atuação da instituição junto à população em situação de vulnerabilidade.