ALE-RR estimula crianças e adolescentes a concretizar sonhos por meio do CCJuv

Saiba quais alimentos terão tarifa zero de importação
INSS antecipa pagamento de aposentados e pensionistas em março
Prazo do crédito consignado do INSS sobe de 84 para 96 meses
Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira

O papel da Assembleia Legislativa de Roraima vai além da fiscalização e criação de leis. Com a implantação do CCJuv (Centro de Convivência da Juventude), criado pela Resolução nº 026/2021, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) tem transformado a vida de milhares de crianças, adolescentes e adultos, oferecendo atividades culturais, esportivas e educativas que promovem a inclusão social e a saúde.

O CCJuv oferece um amplo leque de atividades, incluindo cultura, arte, lazer, música, esportes, inclusão digital, qualificação profissional, além de ações sociais, comunitárias, de empreendedorismo, formação política e prevenção ao uso de drogas ilícitas. Desde a sua criação, milhares de alunos já passaram pelo programa, e, em 2024, os polos somaram 4.317 matrículas regulares. A iniciativa tem impactado positivamente a juventude, oferecendo um espaço seguro e enriquecedor.

Aos 12 anos de idade, a aluna Ana Beatriz da Silva Lopes realiza o sonho da mãe, Bruna Lopes, de ver a filha no balé. Há cerca de quatro meses no polo Buritis, Ana, que entrou no balé a pedido da mãe, agora sonha em seguir a carreira de bailarina. “Eu gosto de vários passos, mas no momento eu estou querendo aprender a fazer abertura. Quando crescer, quero ser bailarina”, afirma com um largo sorriso.

Para Bruna, o CCJuv foi uma oportunidade valiosa: “Para mim é muito bom, porque nós não temos condições de pagar por aulas particulares. Meu sonho era colocá-la no balé, mas ainda não tinha sido possível, pois eu não trabalho e não tenho renda, até que encontrei um lugar perfeito para ela. Indico para quem quiser colocar seus filhos, aqui o lugar é maravilhoso”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), destacou a relevância social do programa para Roraima, ressaltando o compromisso da Casa com a juventude.

“O CCJuv é um dos programas da ALE-RR que tem um alcance não apenas na capital, Boa Vista, como também em várias cidades do interior. Sabemos que diversas famílias têm suas vidas transformadas por meio do esporte, cultura e educação, e tudo isso é proporcionado pela Assembleia. Dividimos o programa em polos para alcançar um público maior e diversas classes sociais, especialmente aquelas que mais precisam. A prática regular de atividades físicas é sempre benéfica para o desenvolvimento das crianças e dos jovens, ainda mais neste momento em que tanto se fala sobre saúde física e mental”, declarou Sampaio.

Marília Pinto, superintendente de Programas Especiais da ALE-RR, responsável pelo CCJuv, descreveu o trabalho como primoroso e integralmente apoiado pelo presidente Sampaio. Segundo ela, embora o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) destaque a necessidade de integração e acesso dessa parcela da população ao convívio social, esporte e lazer, a Assembleia Legislativa assumiu essa responsabilidade.

“Entendemos que a responsabilidade fundamental pela oferta de espaços esportivos e oportunidades como esta é dos Poderes Executivos, mas a ALE tem esse olhar de inclusão. O deputado Sampaio sempre olhou para isso com muita responsabilidade, ampliando as ofertas e criando novos polos. Hoje, temos mais de 4 mil matrículas ativas, e a aceitação dos alunos e famílias, junto ao envolvimento dos instrutores, é extremamente positiva sob vários aspectos”, afirmou Marília.

Para os interessados em matricular crianças e adolescentes no CCJuv, é necessário apresentar a cópia da carteira de identidade e CPF do aluno e dos pais, comprovante de residência, declaração escolar atualizada e uma foto 3×4. A sede principal do CCJuv está localizada na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. As aulas e atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Modalidades disponíveis e seus respectivos polos:

Buritis: balé, ginástica rítmica, breaking dance, K-Pop, teatro, coral, teclado, violão, capoeira, futebol, jiu-jitsu, judô, caratê, treinamento funcional e zumba.

Hélio Campos: balé, ginástica rítmica, caratê, jiu-jitsu, judô, treinamento funcional e zumba.

Pedra Pintada: balé, jiu-jitsu, caratê, capoeira, futebol de campo e futsal.

MT Arena: futebol de campo.

Comunidade Vista Nova: coral e futsal.

Alto Alegre: jiu-jitsu, futebol e futsal.

Cantá: futebol, futsal, jiu-jitsu.

Caroebe: balé, teclado, violão e futsal.

Mucajaí: balé, jiu-jitsu, futebol e futsal.

Rorainópolis: jiu-jitsu, futsal e balé.

São Luiz: futsal, jiu-jitsu, caratê e violão.

Fonte: SupCom ALE-RR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

TikTok e Instagram dominam a lista dos aplicativos mais baixados no mundo
PRF em Roraima recupera dois semirreboques adulterados
São Paulo quebra hegemonia do Corinthians e fatura Supercopa Feminina
Show beneficente apoia mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha e em situação de vulnerabilidade social
Prefeitura abre novo período de matrículas para lista de espera das creches a partir desta segunda-feira, 10
Saiba quais alimentos terão tarifa zero de importação
STF torna réus deputados do PL por suspeita de propina em emendas
Mais de 40 mil famílias de Roraima serão beneficiadas com programa de regularização fundiária