O papel da Assembleia Legislativa de Roraima vai além da fiscalização e criação de leis. Com a implantação do CCJuv (Centro de Convivência da Juventude), criado pela Resolução nº 026/2021, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) tem transformado a vida de milhares de crianças, adolescentes e adultos, oferecendo atividades culturais, esportivas e educativas que promovem a inclusão social e a saúde.
O CCJuv oferece um amplo leque de atividades, incluindo cultura, arte, lazer, música, esportes, inclusão digital, qualificação profissional, além de ações sociais, comunitárias, de empreendedorismo, formação política e prevenção ao uso de drogas ilícitas. Desde a sua criação, milhares de alunos já passaram pelo programa, e, em 2024, os polos somaram 4.317 matrículas regulares. A iniciativa tem impactado positivamente a juventude, oferecendo um espaço seguro e enriquecedor.
Aos 12 anos de idade, a aluna Ana Beatriz da Silva Lopes realiza o sonho da mãe, Bruna Lopes, de ver a filha no balé. Há cerca de quatro meses no polo Buritis, Ana, que entrou no balé a pedido da mãe, agora sonha em seguir a carreira de bailarina. “Eu gosto de vários passos, mas no momento eu estou querendo aprender a fazer abertura. Quando crescer, quero ser bailarina”, afirma com um largo sorriso.
Para Bruna, o CCJuv foi uma oportunidade valiosa: “Para mim é muito bom, porque nós não temos condições de pagar por aulas particulares. Meu sonho era colocá-la no balé, mas ainda não tinha sido possível, pois eu não trabalho e não tenho renda, até que encontrei um lugar perfeito para ela. Indico para quem quiser colocar seus filhos, aqui o lugar é maravilhoso”, disse.
O presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), destacou a relevância social do programa para Roraima, ressaltando o compromisso da Casa com a juventude.
“O CCJuv é um dos programas da ALE-RR que tem um alcance não apenas na capital, Boa Vista, como também em várias cidades do interior. Sabemos que diversas famílias têm suas vidas transformadas por meio do esporte, cultura e educação, e tudo isso é proporcionado pela Assembleia. Dividimos o programa em polos para alcançar um público maior e diversas classes sociais, especialmente aquelas que mais precisam. A prática regular de atividades físicas é sempre benéfica para o desenvolvimento das crianças e dos jovens, ainda mais neste momento em que tanto se fala sobre saúde física e mental”, declarou Sampaio.
Marília Pinto, superintendente de Programas Especiais da ALE-RR, responsável pelo CCJuv, descreveu o trabalho como primoroso e integralmente apoiado pelo presidente Sampaio. Segundo ela, embora o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) destaque a necessidade de integração e acesso dessa parcela da população ao convívio social, esporte e lazer, a Assembleia Legislativa assumiu essa responsabilidade.
“Entendemos que a responsabilidade fundamental pela oferta de espaços esportivos e oportunidades como esta é dos Poderes Executivos, mas a ALE tem esse olhar de inclusão. O deputado Sampaio sempre olhou para isso com muita responsabilidade, ampliando as ofertas e criando novos polos. Hoje, temos mais de 4 mil matrículas ativas, e a aceitação dos alunos e famílias, junto ao envolvimento dos instrutores, é extremamente positiva sob vários aspectos”, afirmou Marília.
Para os interessados em matricular crianças e adolescentes no CCJuv, é necessário apresentar a cópia da carteira de identidade e CPF do aluno e dos pais, comprovante de residência, declaração escolar atualizada e uma foto 3×4. A sede principal do CCJuv está localizada na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. As aulas e atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Modalidades disponíveis e seus respectivos polos:
Buritis: balé, ginástica rítmica, breaking dance, K-Pop, teatro, coral, teclado, violão, capoeira, futebol, jiu-jitsu, judô, caratê, treinamento funcional e zumba.
Hélio Campos: balé, ginástica rítmica, caratê, jiu-jitsu, judô, treinamento funcional e zumba.
Pedra Pintada: balé, jiu-jitsu, caratê, capoeira, futebol de campo e futsal.
MT Arena: futebol de campo.
Comunidade Vista Nova: coral e futsal.
Alto Alegre: jiu-jitsu, futebol e futsal.
Cantá: futebol, futsal, jiu-jitsu.
Caroebe: balé, teclado, violão e futsal.
Mucajaí: balé, jiu-jitsu, futebol e futsal.
Rorainópolis: jiu-jitsu, futsal e balé.
São Luiz: futsal, jiu-jitsu, caratê e violão.
Fonte: SupCom ALE-RR